Repository logo
 
Publication

O impacto dos estilos educativos parentais e do desenvolvimento vocacional no rendimento escolar de adolescentes

dc.contributor.authorPrata, Ana
dc.contributor.authorDucharne, Maria Adelina Barbosa
dc.contributor.authorGonçalves, Carlos
dc.contributor.authorCruz, Orlanda
dc.date.accessioned2018-06-25T19:38:41Z
dc.date.available2018-06-25T19:38:41Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractCompreender a complexidade da problemática do in/sucesso e/ou do abandono escolar, tem sido uma das preocupações dominantes da investigação nas últimas décadas, sendo não só objeto do interesse geral, como também tem vindo a municiar os discursos críticos em relação à dita escola de massas. Neste sentido, a presente investigação incide na análise dos preditores familiares e individuais do rendimento escolar de adolescentes. Participaram neste estudo 222 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, que frequentavam o 9º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em escolas secundárias, através do Questionário de Estilos Educativos Parentais e da Escala de Exploração e Investimento Vocacional. O nível de escolaridade das mães, a monitorização parental e o investimento vocacional revelaram-se preditores do rendimento escolar. Os resultados são discutidos à luz de uma abordagem psicossocial sendo retiradas implicações para a intervenção psicológica.pt_PT
dc.description.abstractUnderstanding the complexity of school failure and school dropout has been one of the main concerns of research in recent decades, being not only the object of general interest, but also providing the substance for critics regarding a school of masses. The present research focuses on the analysis of family and individual predictors of adolescents’ school achievement. Participants were 222 adolescents aged between 14 and 16 years, attending the 9th grade. Data collection was made on higher/secondary schools with a Portuguese version of the Parenting Scales and the Vocational Exploration and Investment Questionnaire. Results indicated three main predictors of school achievement amongst teenagers namely, mothers’ school years, parental monitoring and vocational investment. Results are discussed from a psychosocial standpoint and implications for psychological intervention are drawn.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 31(3), 235-243. Doi: 10.14417/S0870-8231201300030002pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/S0870-8231201300030002pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6450
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento vocacionalpt_PT
dc.subjectEstilos educativos parentaispt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectParenting practicespt_PT
dc.subjectSchool achievementpt_PT
dc.subjectVocational developmentpt_PT
dc.titleO impacto dos estilos educativos parentais e do desenvolvimento vocacional no rendimento escolar de adolescentespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage243pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage235pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume31pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2013_31(3)_235.pdf
Size:
70.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: