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Representações de acontecimentos e resolução de problemas matemáticos

dc.contributor.authorNarciso, Miguel
dc.date.accessioned2011-08-11T11:04:19Z
dc.date.available2011-08-11T11:04:19Z
dc.date.issued2004
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu, por um lado, estudar a complexidade das estruturas script, neste caso, relativas às representações dos acontecimentos "Festa de Aniversário" e "Dia de Escola", a partir de relatos verbais das crianças sobre estes mesmos acontecimentos e, por outro lado, verificar se existe um efeito facilitador dos scripts na representação e resolução de problemas respeitantes a relações aditivas em crianças do 2o ano do 1o Ciclo. Colocámos, então, duas hipóteses, na primeira postulámos que o script "Dia de Escola" fosse mais forte, ou seja, que se verificasse uma maior riqueza e organização nas produções verbais das crianças, do que o script "Festa de Aniversário", esperando-se que este, por seu lado, fosse mais fraco. Na segunda hipótese esperava-se que as crianças apresentassem melhores resultados nas resoluções dos problemas de adição do que nas resoluções dos problemas de subtracção. Dependendo do tipo de script utilizado nas formulações dos problemas, esperava-se, ainda, que se verificassem melhores resultados nos problemas de adição e de subtracção formulados de acordo com o script forte do que os formulados de acordo com o script fraco. Neste sentido, para a realização deste estudo foram consideradas duas fases, uma primeira fase onde se procedeu à recolha dos relatos das crianças relativos aos scripts em estudo, e uma segunda fase que envolveu a resolução de problemas de adição e subtracção que constituíram protocolos construídos a partir das informações dos relatos das crianças e de acordo com as categorias de relações aditivas de Vergnaud (1986). Nesta investigação participaram 79 crianças do 2°ano do 1o Ciclo do Ensino Básico, de duas Escolas pertencentes ao Concelho de Cascais. Através da análise de resultados, de uma forma sintética, verificou-se que o Script "Um Dia de Escola" é o Script mais forte. As crianças tiveram mais facilidade na resolução dos problemas de Adição do que nos de Subtracção, em ambos os protocolos dos Scripts em estudo. Foi ainda possível verificar que as crianças demonstraram melhores resultados na resolução dos problemas de adição formulados a partir do Script forte, ou seja, "Um Dia de Escola". Contudo, o mesmo já não se verificou para os problemas considerados de subtracção. Embora não tenha sido possível confirmar todas as hipóteses em estudo podemos, contudo, afirmar que a utilização de informações respeitantes a um Script considerado forte para as crianças na formulação de problemas, revela-se facilitador para a resolução dos mesmos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/722
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectMathematicspor
dc.subjectProblem solvingpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectInstrumentspor
dc.titleRepresentações de acontecimentos e resolução de problemas matemáticospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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