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Abstract(s)
A presente dissertação analisa a influência da especialização académica em selecção de pessoal, quer técnica, quer sobre os enviesamentos passíveis de ocorrerem na formação de impressões, na atribuição causal e no teste de hipóteses (formação em cognição social) e do fornecimento de informação desfavorável acerca da personalidade de uma candidata a par de dados positivos relacionados com outras dimensões, sobre as teorias implícitas acerca dos requisitos de determinada função, a formação de impressões, as estratégias de recolha de informação durante a entrevista, o parecer final e a confiança com que este é emitido.
Para tal, sujeitos academicamente leigos, iniciados, especialistas e especialistas com formação em cognição social foram distribuídos, aleatoriamente, por duas condições experimentais: uma, em que foram confrontados com informação desfavorável acerca da personalidade de uma suposta candidata a determinada função e, outra, em que esta informação era favorável. Os dados disponibilizados relativamente a outras dimensões (habilitações literárias, experiência profissional, interesses e aptidões) foram positivos em ambas as condições.
Trata-se, pois, de um estudo experimental que assenta num plano factorial de 4 x 2.
Porque se considera que a forma como as questões têm sido categorizadas em estudos realizados sobre teste de hipóteses acerca dos outros se reveste de algumas incorrecções, nesta dissertação pretende-se sugerir um procedimento melhorado para o fazer.
Administrou-se um questionário aos sujeitos em que, uma vez apresentada a função, lhes foi solicitado que descrevessem os seus requisitos. Imediatamente a seguir, os sujeitos foram confrontados com a descrição da candidata, após o que avaliaram a sua adequação e formularam as questões que gostariam de lhe colocar numa entrevista de selecção, bem como o objectivo de cada uma delas.
Por último, emitiram o parecer final a seu respeito e classificaram o grau de confiança com que o faziam.
Relativamente à formação de impressões acerca da experiência profissional, dos interesses e das aptidões da candidata, ao formato das questões e ao parecer produzido, as diferenças encontradas abonam a favor dos especialistas, dado se ter verificado, consistentemente, uma distorção de positividade (Sears, 1983), também vulgarmente conhecida por efeito de brandura (Bruner & Tagiuri, 1954), no grupo dos leigos.
Ainda assim, a segurança manifestada por estes quanto ao parecer por si produzido foi maior do que a dos especialistas.
Apesar de os resultados relativos aos efeitos da especialização serem favoráveis aos especialistas, contrariamente aos estudos anteriores, a manipulação experimental realizada levou, especialistas, mesmo que com formação em cognição social, e não especialistas a cometerem distorções de negatividade (e.g., Anderson, 1965; Hamilton & Zanna, 1972; Van der Pligt & Eiser, 1980).
A pretensão de adopção de um procedimento melhorado relativamente à operacionalização das estratégias de teste das hipóteses parece ter sido atingida, dado que não se encontraram questões irrelevantes e que não surgiram dúvidas quanto à favorabilidade da informação que era procurada pelos sujeitos.
Os resultados são discutidos à luz da literatura e em termos das implicações para a formação em selecção de pessoal, bem como para futuros estudos, partilhando-se a opinião de autores como Binning, Goldstein, Garcia e Scattaregia (1988) e de Dougherty, Turban e Callender (1994) que consideram que os técnicos de selecção não devem ter acesso a informação prévia acerca dos candidatos que terão de entrevistar.
Description
Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
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Instituto Superior de Psicologia Aplicada