Repository logo
 
Publication

Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita

dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana
dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.date.accessioned2018-10-24T09:48:30Z
dc.date.available2018-10-24T09:48:30Z
dc.date.issued2018-09
dc.description.abstractResumo: A presente investigação insere-se no quadro teórico da literacia emergente e pretende analisar os contributos de um programa de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância para a aprendizagem da leitura e escrita no 1º ano de escolaridade. Participaram 95 crianças no último ano do ensino pré-escolar que não sabiam ler nem escrever e que foram aleatoriamente divididas em duas condições: 48 no grupo experimental e 47 no grupo de controlo. Os participantes em cada condição eram equivalentes quanto à idade, habilitações académicas dos pais, raciocínio abstrato, consciência silábica, consciência fonémica e conhecimento de letras. Foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras das crianças no jardim-de-infância (antes e depois do programa) e no final do 1º ano do ensino básico. Durante a intervenção, o grupo experimental participou em 10 sessões bissemanais de escrita inventada, enquanto o grupo de controlo realizou atividades de conto de histórias infantis. A análise dos dados revelou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, tanto em escrita como em leitura, apresentando o grupo experimental resultados superiores no final do pré-escolar e do 1º ano. Este estudo sugere a importância de incluir atividades de escrita inventada como prática pedagógica no contexto de jardim-de-infância.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This study was developed within the theoretical framework of emergent literacy and aims at analysing the contributions of an invented spelling intervention programme in preschool for learning to read and write in the first year of primary school. 95 children attending the last year of preschool who did not know how to read or write participated in this study and were randomly divided into two conditions: 48 in the experimental group and 47 in the control group. The participants in each condition were equivalent on age, parents’ education level, abstract reasoning, syllabic awareness, phonemic awareness and letter knowledge. Children’s word reading and writing skills were tested in preschool (before and after the programme) and at the end of primary school. During the intervention period, the experimental group participated in 10 invented spelling biweekly sessions, whereas the control group participated in storytelling activities. Data analysis exposed statistically significant differences both in reading and in writing, since the experimental group displayed higher results at the end of primary school and at the end of Year 1. This study indicates that it is important to include invented spelling activities as a pedagogical practice in preschool contexts.pt_PT
dc.description.sponsorshipEsta investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/112133/2015).
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlbuquerque, A., & Martins, M. A. (2018). Escrita inventada no jardim-de-infância: Contributos para a aprendizagem da leitura e escrita. Análise Psicológica, 36(3), 341-354. https://doi.org/10.14417/ap.1308pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1308pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6671
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectProgramas de intervençãopt_PT
dc.subjectEscrita inventadapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEmergent literacypt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectIntervention programmespt_PT
dc.subjectInvented spellingpt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.titleEscrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escritapt_PT
dc.title.alternativeInvented spelling in preschool : contributions for learning to read and writept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage354pt_PT
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage341pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_36(3)_341.pdf
Size:
119.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: