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Sentimento de pertença à escola, sentimento psicológico de comunidade e expetativas educacionais : uma interação com o desempenho académico de estudante açorianos(as) da parceria de intervenção comunitária de promoção do sucesso educativo : escola, família, comunidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorOrnelas, José H.
dc.contributor.authorTeixeira, Rafael Oliveira
dc.date.accessioned2020-02-12T15:36:30Z
dc.date.available2020-02-12T15:36:30Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractA promoção do sucesso educativo nos Açores é um objeto de estudo premente. Várias investigações têm observado que a adoção de uma perspetiva ecológica de promoção do sucesso educativo, o Sentimento de Pertença à Escola (SPE), o Sentimento Psicológico de Comunidade (SC) e as expetativas educacionais futuras desempenham um papel importante no crescimento e desenvolvimento dos(as) estudantes, contribuindo positivamente para a sua progressão e sucesso escolar. Esta dissertação tem por principal objetivo perceber como é que as variáveis anteriores interagem com o desempenho académico de estudantes açorianos(as). A amostra de tipo intencional foi constituída por 115 alunos(as) de três unidades orgânicas do concelho de Lagoa (Açores) do 2º e 3º ciclo do ensino básico, participantes na Parceria de Intervenção Comunitária de Promoção do Sucesso Educativo (PIC): “Escola, Família, Comunidade” (Ornelas & Moniz, 2017). Os dados foram recolhidos com recurso às escalas PSSM de Goodenow (1993), SOC-A de Chiessi, Cicognani e Sonn (2010) e duas questões provenientes do questionário PISA 2015 (OECD, 2017), para avaliação das expetativas educacionais futuras. Garantidos todos os procedimentos éticos, a recolha e análise dos dados envolveram uma abordagem quantitativa, sendo este um estudo exploratório e descritivo-correlacional. Os resultados apontam para uma experiência de níveis moderados a fortes de SPE, de SC e expetativas educacionais que ultrapassam a média da OCDE (2017), registando-se ainda diferenças pouco significativas entre géneros. Os níveis experienciados destas variáveis relevaram-se, sistematicamente superiores, em estudantes açorianos(as) com um desempenho académico elevado e que participam em atividades extracurriculares. Sublinha-se a importância da mobilização destes construtos para a definição de respostas educativas de nível ecológico, com um foco no aumento do envolvimento e sentimento de pertença dos(as) alunos(as) açorianos(as) à Escola e à Comunidade, como um modo de promover o seu sucesso educativo.pt_PT
dc.description.abstractThe promotion of educational success in the Azores is an urgent object of study. Several investigations have observed that the adoption of an ecological perspective to promote educational success, the Sense of School Belonging (SPE), the Sense of Community (SC) and future educational expectations play an important role in the growth and development of students, contributing positively to its progression and success in school. This dissertation aims to understand how the previous variables interact with the academic performance of Azorean students. The intentional sample consisted of 115 students from three middle schools in the city of Lagoa (Azores), participating in the Community Intervention Partnership for the Promotion of Educational Success (PIC): “School, Family, Community” (Ornelas & Moniz, 2017). Data were collected using Goodenow (1993) PSSM, Chiessi, Cicognani and Sonn (2010) SOC-A and two questions from the 2015 PISA questionnaire (OECD, 2017) to assess future educational expectations. Guaranteed all ethical procedures, data collection and analysis involved a quantitative approach. The results point to an experience of moderate to strong levels of SPE, SC and educational expectations that exceed the OECD average (2017), with minor gender differences. The experienced levels of these variables were systematically higher in high-performing Azorean students participating in extracurricular activities. The results underline the importance of mobilizing these constructs for the definition of ecological level educational responses with a focus on increasing Azorean students' involvement and sense of belonging to the School and the Community in order to promote their educational success.pt_PT
dc.identifier.tid202371174pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7391
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPerspectiva ecológicapt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.subjectSentimento de pertença à escolapt_PT
dc.subjectSentimento psicológico de comunidadept_PT
dc.subjectExpetativas educacionaispt_PT
dc.subjectEcological perspectivept_PT
dc.subjectEducational successpt_PT
dc.subjectSense of school belongingpt_PT
dc.subjectSense of communitypt_PT
dc.subjectEducational expectationspt_PT
dc.titleSentimento de pertença à escola, sentimento psicológico de comunidade e expetativas educacionais : uma interação com o desempenho académico de estudante açorianos(as) da parceria de intervenção comunitária de promoção do sucesso educativo : escola, família, comunidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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