Repository logo
 
Publication

Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorFerreira, Mariana Sofia Martins
dc.date.accessioned2021-02-26T15:40:11Z
dc.date.available2021-02-26T15:40:11Z
dc.date.issued2021-02-09
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacionalpt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado, centra-se no estudo das emoções, em aula e teste, na sua relação com a motivação na disciplina de português, e ainda na forma como estas duas variáveis se relacionam com o género e com o ano de escolaridade (10º, 11º e 12º ano). A metodologia utilizada foi quantitativa sendo que os dados foram recolhidos através de dois questionários: Um questionário de avaliação da autorregulação académica e um outro de avaliação das emoções de realização. Participaram 142 sujeitos do ensino secundário da região de Lisboa. Através dos resultados obtidos constatou-se que estes estudantes têm níveis baixos de motivação. Relativamente às emoções, tanto na aula como nos testes, os estudantes apresentam emoções mais positivas em relação à disciplina de Português do que emoções negativas. Constatou-se uma correlação positiva, significativa entre as emoções positivas e a motivação autónoma e uma correlação significativa, negativa entre as emoções negativas e a motivação autónoma. Relativamente ao género, os níveis de motivação autónoma foram mais elevados nas raparigas, os rapazes apresentaram níveis de motivação mais controlada, e as raparigas, em situações de teste, apresentaram valores superiores de ansiedade e zanga. Quanto ao ano de escolaridade, verificou-se que a motivação autónoma decresce do 10º para o 12º ano, que as emoções positivas em sala de aula decrescem com o aumento da escolaridade e o inverso se verifica com as emoções negativas, quer na situação de teste como de sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractThis master's dissertation focuses on the study of emotions, in class and test, in their relationship with motivation in the Portuguese discipline, and also in the way these two variables relate to gender and the school year. (10th, 11th and 12th year). The methodology used was quantitative and the data were collected through two questionnaires: a questionnaire to assess academic self-regulation and another to assess the emotions of achievement. 142 subjects from secondary education in the Lisbon region participated. Through the results obtained it was found that these students have low levels of motivation. Regarding emotions, both in class and in the testicles, the concepts present more positive emotions in relation to the Portuguese discipline than negative emotions. There was a positive correlation, decreased between positive emotions and an autonomous motivation and a counted, negative correlation between negative emotions and an autonomous motivation. Regarding gender, the levels of autonomous motivation were higher in girls, boys with more controlled motivation, and girls, in test situations, higher values of anxiety and anger. As for the school year, it was found that the autonomous motivation decreased from the 10th to the 12th year, that as positive emotions in the classroom decrease with the increase in schooling and the reverse is true with negative emotions in the classroom.pt_PT
dc.identifier.tid202643182pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7997
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectAno de escolaridadept_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectGenrept_PT
dc.subjectGradept_PT
dc.titleEmoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
23425.pdf
Size:
894.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format