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Espelhos digitais, corpos (des)conectados: a influência das redes sociais na satisfação com a aparência e no evitamento sexual

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Abstract(s)

A influência das redes sociais na imagem corporal tem sido amplamente documentada pela comunidade científica, no entanto, estudos sobre o evitamento sexual e imagem corporal permanecem escassos. Este estudo teve como objetivo resolver esta lacuna ao explorar as relações entre a utilização das redes sociais, a satisfação com a aparência e o evitamento sexual. Deste modo, os objetivos do presente estudo foram: (1) investigar as variáveis associadas à utilização do Instagram e do TikTok; (2) explorar alguns dos fatores associados à satisfação com a aparência; (3) examinar fatores associados ao evitamento sexual; (4) analisar o papel mediador da satisfação com a aparência na relação entre o uso das redes sociais (Instagram e TikTok) e o evitamento sexual numa amostra de 380 participantes (M = 27,7 anos). Análises de regressão múltipla revelaram que a idade, o género e a orientação sexual estavam significativamente associados à utilização do Instagram, enquanto a idade, o género e o nível de escolaridade estavam associados à utilização do TikTok. Para além disso, o género, a orientação sexual, a utilização do TikTok e a comparação social da aparência revelaram uma associação significativa com a satisfação com a aparência. Por sua vez, a idade, o género, a situação relacional, a satisfação com a aparência, a exposição corporal durante o sexo e a satisfação sexual estavam associados ao evitamento sexual. Os modelos de mediação indicaram que o uso do Instagram e do TikTok, juntamente com a satisfação com a aparência, explicaram 10,1% da variância no evitamento sexual. Estes resultados destacam a falta de investigação do evitamento sexual por parte da comunidade científica e enfatizam a necessidade contínua de destigmatizar as discussões acerca da sexualidade.
ABSTRACT: The influence of social media on body image has been widely documented by researchers. Nevertheless, studies regarding sexual avoidance and body image remain scarce. This study aimed to address this gap by exploring the relationships between social media use, sexual avoidance, and appearance satisfaction. Thus, the aims of this study were: (1) to investigate the variables associated with the use of Instagram and TikTok; (2) to explore the variables associated with appearance satisfaction; (3) to examine the variables associated with sexual avoidance; and (4) to analyze the mediating role of appearance satisfaction on the relationship between social media use (Instagram and TikTok) and sexual avoidance in a sample of 380 participants (M = 27.7 years). Multiple regression analyses revealed that age, gender, and sexual orientation were associated with the use of Instagram, while age, gender, and education level were associated with the use of TikTok. Additionally, gender, sexual orientation, the use of TikTok, and social comparison of appearance were significantly associated with appearance satisfaction. Furthermore, age, gender, relationship status, satisfaction with appearance, body exposure during sex, and sexual satisfaction were associated with sexual avoidance. Mediation models indicated that Instagram and TikTok use, along with appearance satisfaction, accounted for 10.1% of the variance in sexual avoidance. These findings highlight the scientific community’s oversight in researching sexual avoidance and emphasize the ongoing need to destigmatize discussions surrounding sexuality.

Description

Dissertação de Mestrados apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Redes sociais Imagem corporal Satisfação com a aparência Evitamento sexual Social media Body image Appearance satisfaction Sexual avoidance

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