Repository logo
 
Publication

Autoeficácia docente e gestão da indisciplina

dc.contributor.advisorSilva, José Maria de Castro
dc.contributor.authorDuarte, Beatriz Almeida
dc.date.accessioned2023-12-18T11:10:19Z
dc.date.available2023-12-18T11:10:19Z
dc.date.issued2023-10-10
dc.date.submitted2023-12-18
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Professor Doutor José Castro Silva, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação teve como principal objetivo analisar as relações entre as crenças de autoeficácia dos professores na gestão da sala de aula, o compromisso docente, a resiliência em contextos educativos e as emoções experienciadas em sala de aula. Para este fim, foram colocadas quatro questões de investigação: 1) até que medida os professores que se percecionam como mais eficazes na gestão da indisciplina estão mais comprometidos com a profissão? 2) até que medida os professores que se percecionam como mais eficazes na gestão da indisciplina são mais resilientes na carreira docente? 3) até que medida as crenças dos professores sobre a gestão da indisciplina estão relacionadas com as emoções? 4) até que medida a resiliência atua como mediador entre a autoeficácia na gestão de sala de aula e compromisso? Nesta investigação participaram 877 professores do ensino público, do 2º e 3ºciclo, os quais responderam a um questionário sociodemográfico, a escala de perceção de autoeficácia para professores na gestão de sala de aula, a escala de avaliação do compromisso com a profissão docente, a escala de avaliação da resiliência em contextos educativos e a escala de avaliação das emoções na profissão docente. As análises fatoriais demonstraram boas qualidades psicométricas em todos os instrumentos testados, revelando condições para a sua aplicação na população docente portuguesa. Os resultados revelaram que as crenças de autoeficácia dos professores na gestão da sala de aula emergem como preditores do compromisso, da resiliência e das emoções dos professores. Foi ainda identificado um papel mediador total por parte da resiliência na relação entre as crenças de autoeficácia dos professores na gestão de sala de aula e o compromisso docente. Na última secção é ainda apresentado e discutido as limitações desta investigação, sugestões para estudos futuros e as considerações práticas da mesma.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The main objective of this investigation was to analyze the relationships between teachers' perceptions of self-efficacy in classroom management, teaching commitment, resilience in educational contexts and emotions experienced in the classroom. To this end, four research questions were asked: 1) to what extent are teachers who perceive themselves as more effective in managing indiscipline more committed to the profession? 2) to what extent are teachers who perceive themselves as more effective in managing indiscipline more resilient in their teaching career? 3) to what extent is teachers’ emphasis on managing indiscipline related to emotions? 4) to what extent does resilience act as a mediator between self-efficacy in classroom management and commitment? 877 public education teachers, from the 2nd and 3rd cycle, participated in this investigation, who responded to a sociodemographic questionnaire, the scale of perception of self-efficacy for teachers in classroom management, the scale for assessing commitment to the teaching profession, the scale assessment of resilience in educational contexts and the scale for assessing emotions in the teaching profession. The factor analyzes showed good psychometric qualities in all the instruments tested, revealing conditions for their application in the Portuguese teaching population. The results revealed that teachers' self-efficacy beliefs in classroom management emerge as predictors of teachers' commitment, resilience and emotions. A total mediating role of resilience was also identified in the relationship between teachers' self-efficacy beliefs in classroom management and teaching commitment. The last section also presents and discuss the limitations of this investigation, suggestions for future studies and its practical considerations.pt_PT
dc.identifier.tid203431944pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9317
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoeficácia docentept_PT
dc.subjectGestão de sala de aulapt_PT
dc.subjectCompromissopt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectTeacher self-efficacypt_PT
dc.subjectClassroom managementpt_PT
dc.subjectCommitmentpt_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.titleAutoeficácia docente e gestão da indisciplinapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
26425_Beatriz_Almeida_Duarte_Dissertação.pdf
Size:
2.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: