Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gramática da fantasia : Uma experiência de Gianni Rodari em 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27197.pdf1.86 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa Instituição de natureza jurídica privada, numa sala do 4.º do Ensino Básico, composta por 32 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. O tema do presente Relatório surge do meu interesse pelos livros infantis e do contacto que tive com a “Gramática da fantasia” de Gianni Rodari. Neste contexto, interessou-me compreender, através de uma observação sistemática, de que forma a implementação de tarefas, seguindo as técnicas propostas na “Gramática da fantasia” de Gianni Rodari, constituem uma experiência positiva e enriquecedora para os alunos do 4.º ano do 1.º CEB. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta naturalista, participante e não participante, registada num diário de bordo e nas fichas de avaliação de atividades que constam no portfólio de estágio. A análise dos resultados pretende dar resposta ao interesse já referido com a intenção de poder aferir qual é o impacto do recurso às estratégias da “Gramática da fantasia” de Rodari numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico A realização deste estudo permitiu-me perceber a eficácia da implementação de essas estratégias de Rodari em 1.º CEB, o que me leva a querer desenvolver futuramente, na minha prática docente, atividades que tenham por base estas estratégias para a promoção da escrita de textos criativos a pares.
This report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Practice in the 1st Cycle of Basic Education, in the academic year 2020/2021. The practice took place in an institution of private legal nature, in a classroom of the 4th year of Basic Education, composed of 32 students, aged between 9 and 11 years old. The theme of this Report arises from my interest in children's books and from the contact I had with Gianni Rodari's “Grammar of Fantasy”. In this context, I was interested in understanding, through systematic observation, how the implementation of tasks, following the techniques proposed in Gianni Rodari's “Grammar of fantasy”, constitutes a positive and enriching experience for 4th year students of the 1st CEB. The methodology used to carry out this report was the qualitative methodology. The instruments used were direct naturalist observation, participant and non-participant, recorded in a logbook and in the evaluation forms of activities that appear in the internship portfolio. The analysis of the results intends to respond to the interest mentioned above, with the intention of being able to assess the impact of using Rodari's “Grammar of fantasy” strategies on a 4th year class of the 1st Cycle of Basic Education? This study allowed me to understand the effectiveness of the implementation of Rodari's strategies in the 1st CEB, which leads me to want to develop in the future, in my teaching practice, activities based on these strategies to promote the writing of creative texts in pairs.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020 publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de agosto de 2020.

Keywords

Gramática da fantasia Gianni Rodari 1º Ciclo do Ensino Básico Fantasia Escrita de textos a pares Grammar of fantasy,, , , . 1st Cycle of Basic Education Fantasy Friting of texts in pairs

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue