Repository logo
 
Publication

A Diferenciação Pedagógica - Implementação de Estratégias para a superação de Barreiras

dc.contributor.advisorGaitas, Sérgio Miguel Protásio
dc.contributor.authorCanha, Inês Jorge
dc.date.accessioned2024-01-08T15:28:50Z
dc.date.available2024-01-08T15:28:50Z
dc.date.issued2023-12-04
dc.date.submitted2024-01-08
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação do Professor Doutor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi desenvolvido numa Instituição Privada e Internacional, mais especificamente numa turma do 3.º ano de escolaridade, com dezasseis alunos, sendo sete do sexo masculino e nove do sexo feminino. A turma conta com duas professoras titulares, sendo que ambas se regem pelo Modelo do Movimento Escola Moderna, Montessori e Pedagogia Positiva, cada uma leciona uma área curricular distinta. Conheceu-se que estratégias de diferenciação pedagógica foram aplicadas, tendo-se verificado que em Tempo de Estudo Autónomo os alunos mostraram uma grande capacidade de autonomia nas suas aprendizagens, enquanto nas restantes unidades curriculares Português e Matemática, as professoras mostraram ter certas dificuldades na implementação de estratégias. Desta forma, surgiu o interesse de perceber que dificuldades sentiram, o porquê e que estratégias podiam ser implementadas para responder a essas mesmas dificuldades. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, recorrendo a instrumentos de investigação desenvolvidos ao longo deste relatório que se centraram numa observação naturalista e realização de duas entrevistas. A informação recolhida, bem como a sua análise permitiram conhecer melhor as estratégias que as professoras implementaram bem como as suas intencionalidades e as barreiras sentidas, podendo assim desenvolver outras estratégias que ajudem na superação dessas barreiras.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This report is part of the Master's programme in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, linked to the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education. The internship took place in a private, international institution, more specifically in a 3rd year class with sixteen students, seven of whom were male and nine female. The class has two head teachers, both of whom are governed by the Modern School Movement Model, Montessori and Positive Pedagogy, each teaching a different curricular area. It was known which pedagogical differentiation strategies were applied, and it was found that in Self Study Time the students showed a great capacity for autonomy in their learning, while in the remaining curricular units Portuguese and Maths, the teachers showed certain difficulties in implementing strategies. This gave rise to an interest in understanding what difficulties they experienced, why, and what strategies could be implemented to respond to these difficulties. The methodology used was qualitative in nature, using research tools developed throughout this report that centred on naturalistic observation and two interviews. The information gathered and analysed has allowed us to better understand the strategies the teachers implemented and their intentions.pt_PT
dc.identifier.tid203446658pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9422
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapt_PT
dc.subjectEstratégias de Diferenciaçãopt_PT
dc.subjectBarreiras na Implementação de Estratégiaspt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical Differentiationpt_PT
dc.subjectDifferentiation Strategiespt_PT
dc.subjectBarriers to Implementing Strategiespt_PT
dc.titleA Diferenciação Pedagógica - Implementação de Estratégias para a superação de Barreiraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27819_ines_canha_RPES.pdf
Size:
627.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: