Repository logo
 
Publication

Promovendo hábitos alimentares saudáveis nas crianças de 4 - 5 ano

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLacerda, Maria Cerveira Serra Forjaz
dc.contributor.authorTomaz, Catarina de Lemos
dc.date.accessioned2017-09-29T15:36:08Z
dc.date.available2017-09-29T15:36:08Z
dc.date.issued2017-06-07
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “Promovendo hábitos alimentares saudáveis nas crianças de 4-5 anos”, teve como objetivos: conhecer as perceções das crianças relativamente a hábitos alimentares saudáveis, saber as perceções dos pais relativamente a hábitos alimentares saudáveis, conhecer os hábitos alimentares das crianças, bem como criar e implementar estratégias sobre hábitos alimentares saudáveis na ação pedagógica. A prática de uma alimentação correta beneficia o indivíduo ao nível intelectual, físico e psicológico-social. As aprendizagens e comportamentos alimentares obtidos, principalmente, em tenra idade, vão determinar a saúde do indivíduo. As creches e jardins-de-infância, em conjunto com as famílias têm a função de promover bons hábitos alimentares, proporcionando momentos lúdicos de aprendizagem. Para a concretização deste trabalho foi utilizada uma metodologia qualitativa, cujos instrumentos de recolha de dados incluíram o questionário, a observação direta participante, um jogo, como também três atividades planificadas na prática de ensino supervisionada. O estudo foi realizado numa instituição privada, com um grupo de vinte crianças do pré-escolar a frequentar a sala dos 4 anos, assim como com as suas famílias. Na análise dos resultados sobre a Prática de Ensino Supervisionada emergentes das atividades desenvolvidas com as crianças foi evidenciado que a maioria possui conhecimentos relacionados com uma alimentação saudável, variada e equilibrada. As crianças demonstraram conhecer os alimentos mais saudáveis e os alimentos menos saudáveis e a frequência com que podiam comer cada um deles. Os resultados obtidos no questionário revelaram que os pais, embora tenham algum cuidado com a alimentação dos seus filhos, verifica-se a falta de legumes e/ou salada a acompanhar as refeições e, também, de fruta, apesar de este alimento ser consumido diariamente, mas em quantidades insuficientes. Os produtos açucarados são consumidos com bastante frequência.pt_PT
dc.description.abstractThe present study entitled “Promoting healthy eating habits in children with 4 to 5 years old” and its objectives are: knowing the children’s and their parents’ perceptions related with healthy eating habits; knowing the children’s eating habits as well as develop and implement strategies to promote healthy eating habits in the pedagogical action. A healthy nutrition is beneficial to an individual at an intellectual, physical and psychosocial level. It is extremely important to a child with tender age to learn and have a healthy nutrition. It’s the daycares’, preschools’ and the families’ job to provide playful learning activities in order to achieve this goal. The chosen methodology for this study is qualitative and the instruments used for data collection were a questionnaire, direct participant observation, a game and three planned activities developed in the supervised teaching practice. The study took place in a private institution and its participants were a group of twenty preschool children from the four year old classroom and their families. The data analysis of the Supervised Teaching Practice emerging from the planned activities with the children, it was clear that many have some degree of knowledge related to a healthy and balanced nutrition. Children demonstrated that they knew the healthiest and least healthy foods and the frequency in which they should eat each of them. The information gathered from the questionnaire analysis showed that although the parents have some caution with their children’s nutrition, they have an insufficient consumption of vegetables or salads in a meal, as well as fruits and have sugary products fairly often.pt_PT
dc.identifier.tid201719843pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5816
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectHábitos alimentarespt_PT
dc.subjectAlimentação saudávelpt_PT
dc.subjectEducação alimentarpt_PT
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.subjectEating habitspt_PT
dc.subjectHealthy eatingpt_PT
dc.subjectNutrition educationpt_PT
dc.subjectPreschool childrenpt_PT
dc.titlePromovendo hábitos alimentares saudáveis nas crianças de 4 - 5 anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24487.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: