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- As amizades e as interações entre pares no contexto de jardim-de-infânciaPublication . Andrade, Joana Margarida Magalhães de; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO atual relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada em Jardim de Infância, do mestrado em educação pré-escolar. Durante o tempo da minha intervenção no contexto educativo de jardim-de-infância, foram recolhidos os dados do presente relatório. O objetivo deste estudo foi o de verificar se o género e a idade eram critérios que influenciam a formação das relações de amizades e se a organização dos grupos eram os mesmos nos diferentes contextos físicos, onde são realizadas as brincadeiras do grupo. Para o tratamento de dados foi utilizada as nomeações positivas, para a posterior construção de sociogramas e as observações diretas, as observações qualitativas provém do diário de observações inserido no portefólio de estágio e as observações quantitativas foram registadas no último mês da intervenção. Posteriormente, foram analisados os dados recolhidos de forma a comprovar as conclusões obtidas. Através deste estudo, foi possível observar que existe uma preferência dos pares nas interações desenvolvidas pelas crianças, e que apesar dos diferentes espaços onde são realizadas as brincadeiras existem alguns grupos de crianças que se mantém os mesmos. Existe também, uma preferência para amizades entre crianças do mesmo género e da mesma idade, mas não excluí que as crianças tenham interações mistas ao nível do género e da idade.
- Promovendo hábitos alimentares saudáveis nas crianças de 4 - 5 anoPublication . Tomaz, Catarina de Lemos; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO presente trabalho intitulado “Promovendo hábitos alimentares saudáveis nas crianças de 4-5 anos”, teve como objetivos: conhecer as perceções das crianças relativamente a hábitos alimentares saudáveis, saber as perceções dos pais relativamente a hábitos alimentares saudáveis, conhecer os hábitos alimentares das crianças, bem como criar e implementar estratégias sobre hábitos alimentares saudáveis na ação pedagógica. A prática de uma alimentação correta beneficia o indivíduo ao nível intelectual, físico e psicológico-social. As aprendizagens e comportamentos alimentares obtidos, principalmente, em tenra idade, vão determinar a saúde do indivíduo. As creches e jardins-de-infância, em conjunto com as famílias têm a função de promover bons hábitos alimentares, proporcionando momentos lúdicos de aprendizagem. Para a concretização deste trabalho foi utilizada uma metodologia qualitativa, cujos instrumentos de recolha de dados incluíram o questionário, a observação direta participante, um jogo, como também três atividades planificadas na prática de ensino supervisionada. O estudo foi realizado numa instituição privada, com um grupo de vinte crianças do pré-escolar a frequentar a sala dos 4 anos, assim como com as suas famílias. Na análise dos resultados sobre a Prática de Ensino Supervisionada emergentes das atividades desenvolvidas com as crianças foi evidenciado que a maioria possui conhecimentos relacionados com uma alimentação saudável, variada e equilibrada. As crianças demonstraram conhecer os alimentos mais saudáveis e os alimentos menos saudáveis e a frequência com que podiam comer cada um deles. Os resultados obtidos no questionário revelaram que os pais, embora tenham algum cuidado com a alimentação dos seus filhos, verifica-se a falta de legumes e/ou salada a acompanhar as refeições e, também, de fruta, apesar de este alimento ser consumido diariamente, mas em quantidades insuficientes. Os produtos açucarados são consumidos com bastante frequência.