Publication
Educação de Infância no Século XXI : qual o papel da voz ativa das crianças em contexto de jardim de infância?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brito, Ana Teresa | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Carolina Martins Caeiro Rego | |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T14:38:57Z | |
dc.date.available | 2021-10-21T14:38:57Z | |
dc.date.issued | 2021-07-19 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório descreve a minha prática supervisionada em jardim de infância, realizada no ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ministrado pelo ISPA Instituto Universitário. Realizei esta prática numa Instituição Privada, situada no concelho de Lisboa. O grupo que me acolheu era composto por 20 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. O tema do Relatório, surge a partir das observações e reflexões sobre o contexto de estágio. Deste modo, começo por introduzir o tema e a razão pela qual o escolhi. Em seguida, faço o enquadramento teórico e uma breve apresentação sobre o que caracteriza uma pedagogia ativa e transmissiva, focando-me então, no papel do Educador e na sua importância no desenvolvimento de uma pedagogia ativa nos dias de hoje. Posteriormente, dedico um capítulo à caracterização do contexto da prática supervisionada em Jardim de Infância, onde descrevo e caracterizo a instituição e também descrevo o grupo que me acompanhou ao longo do período de estágio. Em seguida, no capítulo das opções metodológicas, abordo a problemática e a sua caracterização em contexto de estágio, chegando, então, às questões de investigação, centradas na compreensão da relevância da voz ativa da criança no seu bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem., que procurei compreender com base numa metodologia qualitativa, utilizando as observações e a entrevista como instrumentos de recolha de dados. No final do trabalho realizado sublinho a importância do/a Educador/a dar voz à criança, respeitando o seu espaço e, sobretudo, respeitando sempre o desenvolvimento/tempo de cada criança. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report describes my supervised practice in kindergarten, carried out in the school year 2020/2021, as part of the master’s degree in Pre-School Education (MEPE), in ISPA. I did this practice in a private institution, located in the municipality of Lisbon. The group that welcomed me was composed of 20 children, aged between 5 and 6 years old. The theme of the Report arises from the observations and reflections on the internship context. Thus, I begin by introducing the theme and the reason why I chose it. Then, I make the theoretical framework and a brief presentation on what characterizes an active and transmissive pedagogy, focusing on the role of the educator and its importance in the development of an active pedagogy today. Subsequently, I dedicate a chapter to the characterization of the context of my practice in kindergarten, where I describe and characterize the institution and the group that accompanied me throughout the internship period. Then, in the chapter on methodological options, I address the problem and its description in the internship context, and then arrive at the research questions, focused on understanding the relevance of the active voice of the child in his/her well-being, development, and learning, which I pursued to understand based on a qualitative methodology, using observations and interviews as data collection tools. At the end of the work carried out, I emphasize the importance of the educator giving voice to the child, respecting his/her space and, above all, always respecting the development/time of each child. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202759270 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/8324 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Voz ativa das crianças | pt_PT |
dc.subject | Papel da Educadora de Infância | pt_PT |
dc.subject | Intencionalidade | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Preschool education | pt_PT |
dc.subject | Children's active voice | pt_PT |
dc.subject | Intentionality and pedagogical practice | pt_PT |
dc.subject | Role of the preschool teacher | pt_PT |
dc.title | Educação de Infância no Século XXI : qual o papel da voz ativa das crianças em contexto de jardim de infância? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1