Repository logo
 
Publication

Integração curricular: Um desafio a implementar no 1º ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Elisabete Xavier
dc.contributor.authorOliveira, Maiara Gabriela Dall Ross
dc.date.accessioned2017-09-29T15:12:46Z
dc.date.available2017-09-29T15:12:46Z
dc.date.issued2017-07-24
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório da prática supervisionada apresenta um projeto de investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada em 1ºCEB. Inspirou-se nos parâmetros da investigação-ação e estudo conceções de aprendizagem integradora, integração curricular e interdisciplinaridade, bem como as razões e possíveis entraves à implementação de atividades pedagógicas de caráter integrador ou interdisciplinar e ainda o papel do docente na gestão curricular. Esta problemática surgiu após a observação direta das aulas do contexto onde me encontrava a realizar a PS, em que foi possível verificar uma metodologia tradicional e expositiva, assim como a excessiva utilização dos manuais escolares, não havendo qualquer diversificação nos materiais, metodologias de ensino, interligação e integração entre os conteúdos das diferentes disciplinas. Durante a PS foram realizadas diversas tarefas desta natureza, que tinham como intuito ir ao encontro da seguinte pergunta de investigação: “Como pode ser superada a tendência de separação entre as áreas curriculares no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. O projeto e a sequência didática apresentadas neste relatório permitiram dar resposta à questão de investigação, pois as barreiras criadas entre as disciplinas diminuíram e em alguns casos desapareceram, sendo que, obtiveram diferentes intensidades de integração, ou seja, em alguns casos houve pluridisciplinaridade, noutros interdisciplinaridade, e ainda transdisciplinaridade.pt_PT
dc.description.abstractThis supervised practice report presents a qualitative research project within the framework of the Supervised Practice of the 1ºCEB. The report was based on: action research parameters and conception studies related with integrative learning, curricular integration and interdisciplinary, reasons and possible impediments to the implementation of pedagogical activities related with curricular integration and interdisciplinary, the role of the teacher in curricular management. This exhaustive study arose from the direct observation of classes where I was carrying out the supervised practice, in which it was possible to verify a traditional and expository methodology, as well as the extreme use of school textbooks, without any diversification in materials, teaching methodologies, interconnection or integration between the contents across the different subjects. During the supervised practice several activities of this nature were performed, with the purpose of answering to the following research question: "How would we overcome the trend of separating the different curricular areas in the 1st year of the 1st Cycle of Basic Education?". The project itself and the didactic arrangement presented in this report fulfil the main goal and I was able to answer the research question: the barriers created between subjects were reduced and in some cases actually disappeared, and consequently different extents of integration were successfully obtained. In other words, after the project in some situations pluridisciplinarity was achieved and in others ones interdisciplinary and transdisciplinary.pt_PT
dc.identifier.tid201721368pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5814
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectcurrículopt_PT
dc.subjectCurricular integrationpt_PT
dc.subjectInterdisciplinary.pt_PT
dc.subjectcurriculumpt_PT
dc.titleIntegração curricular: Um desafio a implementar no 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24472.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: