Repository logo
 
Publication

Motivação para a aprendizagem e orientação para a felicidade em idosos que frequentam a universidade sénior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Maria João Pinheiro Morais
dc.contributor.authorJerónimo, Liliana Marina Simões
dc.date.accessioned2016-05-06T10:29:09Z
dc.date.available2016-05-06T10:29:09Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada ao ISPA – Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractDevido ao aumento da esperança média de vida e à importância que os idosos cada vez mais apresentam na nossa sociedade, surge a necessidade de compreender o processo do envelhecimento humano. Este estudo pretende analisar as relações entre as aspirações de vida, a orientação para a felicidade e a motivação para a aprendizagem em idosos que frequentam uma universidade sénior. A amostra foi recolhida em três universidades seniores, na região de Lisboa, e nela participaram 193 idosos. Utilizaram-se três questionários: aspirações de vida; orientação para a felicidade; motivação intrínseca para a aprendizagem na universidade sénior. Os resultados obtidos neste estudo apontam para uma relação significativa entre algumas dimensões das três escalas. Concluiu-se que a aspiração de vida que mais peso tem na motivação para a aprendizagem é a dimensão comunidade (β=0.208; p=0.10). Esta dimensão encontra-se também correlacionada com à orientação para a felicidade através de um sentido para a vida (r=.322). Os resultados deste estudo são relevantes para compreender melhor a população idosa, embora a reduzida dimensão da amostra e o enviesamento das respostas não permita generalizar os resultados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Due to increased life expectancy and the importance that the increasingly elderly have in our society, there is a need to understand the human aging process. This study aims to examine the association between life aspirations, orientation to happiness and motivation for learning in older adults attending a senior university. The sample was collected in three senior universities in the region of Lisbon and was attended by 193 seniors. Three questionnaires were used: life aspirations; orientation to happiness; and intrinsic motivation for learning in senior university. The results of this study show a significant relation between some dimensions of the three scales. It was concluded that the aspiration of life that have more weight in the motivation to learn is the community dimension (β = 0.208; p = 0.10), which is also correlated with the orientation to happiness through a sense for life (r = .322). Although the small sample size and the bias of the responses does not allow to generalize the results of this study, these are relevant to better understand the aging population.pt_PT
dc.identifier.tid201037831pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4612
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.subjectBem estarpt_PT
dc.subjectUniversidades seniorespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectHappinesspt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectSenior universitiespt_PT
dc.titleMotivação para a aprendizagem e orientação para a felicidade em idosos que frequentam a universidade séniorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21927.pdf
Size:
938.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: