Publication
Escrita inventada no jardim-de-infância: Contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
dc.contributor.author | Albuquerque, Ana | |
dc.contributor.author | Martins, Margarida Alves | |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T18:08:54Z | |
dc.date.available | 2018-11-13T18:08:54Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A presente investigação insere-se no quadro teórico da literacia emergente e pretende analisar os contributos de um programa de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância para a aprendizagem da leitura e escrita no 1º ano de escolaridade. Participaram 95 crianças no último ano do ensino pré-escolar que não sabiam ler nem escrever e que foram aleatoriamente divididas em duas condições: 48 no grupo experimental e 47 no grupo de controlo. Os participantes em cada condição eram equivalentes quanto à idade, habilitações académicas dos pais, raciocínio abstrato, consciência silábica, consciência fonémica e conhecimento de letras. Foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras das crianças no jardim-de-infância (antes e depois do programa) e no final do 1º ano do ensino básico. Durante a intervenção, o grupo experimental participou em 10 sessões bissemanais de escrita inventada, enquanto o grupo de controlo realizou atividades de conto de histórias infantis. A análise dos dados revelou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, tanto em escrita como em leitura, apresentando o grupo experimental resultados superiores no final do pré-escolar e do 1º ano. Este estudo sugere a importância de incluir atividades de escrita inventada como prática pedagógica no contexto de jardim-de-infância. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 36(3), 341-354 Doi: 10.14417/ap.1308 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.1308 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6717 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia emergente | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Programas de intervenção | pt_PT |
dc.subject | Escrita inventada | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.title | Escrita inventada no jardim-de-infância: Contributos para a aprendizagem da leitura e escrita | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 354 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 341 | pt_PT |
oaire.citation.title | 0870-8231 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 36 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |