Repository logo
 
Publication

A ideia de fenomenologia na dinâmica pedagógica em intervenção motora educacional

dc.contributor.authorOnofre, Pedro Soares
dc.date.accessioned2014-07-17T17:26:30Z
dc.date.available2014-07-17T17:26:30Z
dc.date.issued1993
dc.description.abstractO Autor parte da Ideia Fenomenológica do que é Percepcionar para a inserir na investigação metodológica da sua prática de Intervenção Motora Educacional, com crianças com necessidades específica.s de educação. Baseando a sua metodologia educativa em quatro pressupostos nucleares: (1) o sujeito e a situação só são definíveis em relação recíproca, (2) algo perceptivo faz sempre parte de acções continuadas, (3) o psicológico e o social são entidades que se vão aprendendo a medida que vividos e tratados, (4) a motricidade terá que ter uma duração muito extensa para a eficácia da aprendizagem, desenvolve a Intervenção Motora Educacional num respeito rigoroso pela Descoberta, Criatividade, Intuição, Autogestão, Cogestão para a construção de aprendizagens significativas a partir da motricidade espontânea ... até a comunicação intencional e total.por
dc.description.abstractRESUME: Partant de l’idée Phenomenologique de ce qu’est Perceptionner l’auteur integre cette même idée dans sa pratique methodologique d’Intervention Motrice Educationelle avec des enfants handicapés. Sa methodologie educative s’appuie sur quatre idées fondamentales: (1) le sujet et la situation ne peuvent être definies qu’en relation reciproque, (2) ce qui est perceptible fait toujours partie d‘une action continue, (3) le psychologique et le social sont des entitées qui s’apprennent au fur et a mesure qu’elles sont vécues et traitées, (4) la motricité devra avoir une trés grand duration pour un appentissage efficace, et dans sa perspective, l’htervention Motrice Educationelle devra respecter rigoureusement la decouverte, la criativité, l’intuition, l’autogestion et la cogestion pour la constrution des apprentissages significatifs ii partir de la motricité spontannée jusqu’attendre la communication intentionelle et totale.por
dc.description.abstractABSTRACT: Starting out from the phenomenologic idea of perception, the author inserts that same idea in his own methodological practice of Motor Educational Intervenience towards children with specific education needs. Basing his educationai methodology in four nuclear issues: (1) The subject and the situation are only defined in reciproca1 relationships; (2) What is perceptible is always part of continuous actions; (3) The psychological and social are entities which are acquainted as they are experienced and treated; (4) Motricity implies a long term practice to acomplish the abilities efficiently and develops the Motor Educational Intervenience within a deep respect for Discovery, Criativity, Intuition, Self-management and Co-management for the global edification of significant aprenticeship from spontaneous motricity to the total and intentional communication.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 11, 389-392por
dc.identifier.doi0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3002
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleA ideia de fenomenologia na dinâmica pedagógica em intervenção motora educacionalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage392por
oaire.citation.startPage389por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume11por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1993_3_389.pdf
Size:
332.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: