Publication
Além do prompt: Repensar a biblioteca como laboratório de pedagogia digital e literacia crítica
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-09T15:18:21Z | |
| dc.date.available | 2025-12-09T15:18:21Z | |
| dc.date.issued | 2025-12-03 | |
| dc.description.abstract | Esta comunicação apresenta uma redefinição crucial do papel das bibliotecas no ensino superior, transcendendo o estatuto de mero repositório de informação para se afirmarem como centros de competências, mediação e ética digital perante a ascensão da Inteligência Artificial (IA). A IA, ao invés de substituir, otimiza tarefas e realça o valor humano do bibliotecário. Nesta nova era da IA, a biblioteca assume o papel mais crítico e emergente de promoção da Literacia em IA e Ética Digital. Deve ser o ponto focal neutro para capacitar a comunidade sobre vieses algorítmicos e o uso ético e responsável da IA na investigação, abordando temas como plágio, integridade académica e a transparência. A IA é pode ser utilizada para a otimização de serviços, automatizando processos internos e libertando os profissionais para o apoio direto à pesquisa e ao ensino. Adicionalmente, a biblioteca torna-se central no apoio à investigação, colaborando na curadoria e disponibilização de grandes volumes de dados institucionais para projetos de IA, garantindo que os resultados sejam FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). Para cumprir esta missão, a biblioteca do século XXI deve ser um modelo híbrido integrado. O espaço físico (analógico) deve ser flexível e orientado para a ação, com Makerspaces e Learning Labs que promovam a produção e experimentação de conteúdos, e espaços de colaboração equipados com tecnologia. O espaço digital (virtual) é crucial para a acessibilidade e deve promover a Literacia Digital e Mediática através de formação sistemática, capacitando os utilizadores a lidar criticamente com a (des)informação e a selecionar informação válida. Finalmente, a biblioteca reforça o seu papel de curadoria digital ao atuar como curador de conteúdo, aplicando critérios rigorosos de autoridade e precisão para combater a sobrecarga informativa, e apoiando a avaliação académica ao ensinar a avaliar criticamente as fontes online. | por |
| dc.identifier.citation | Lopes, C.(2025). Além do prompt: Repensar a biblioteca como laboratório de pedagogia digital e literacia crítica. in EPIES Encontro de Profissionais para a Inovação no Ensino Superior. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/13699 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Bibliotecas do ensino superior | |
| dc.subject | Literacia crítica | |
| dc.subject | Inteligência Artificial (IA) | |
| dc.subject | Curadoria Digital | |
| dc.subject | Pedagogia digital | |
| dc.subject | Aprendizagem colaborativa | |
| dc.title | Além do prompt: Repensar a biblioteca como laboratório de pedagogia digital e literacia crítica | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2025-12-03 | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | |
| oaire.citation.title | EPIES Encontro de Profissionais para a Inovação no Ensino Superior | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Carlos Lopes_EPIES_3_dez_2025_vfinal_ok_ok_ok_glossário_final.pdf
- Size:
- 3.98 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
