Repository logo
 
Publication

Além do prompt: Repensar a biblioteca como laboratório de pedagogia digital e literacia crítica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.date.accessioned2025-12-09T15:18:21Z
dc.date.available2025-12-09T15:18:21Z
dc.date.issued2025-12-03
dc.description.abstractEsta comunicação apresenta uma redefinição crucial do papel das bibliotecas no ensino superior, transcendendo o estatuto de mero repositório de informação para se afirmarem como centros de competências, mediação e ética digital perante a ascensão da Inteligência Artificial (IA). A IA, ao invés de substituir, otimiza tarefas e realça o valor humano do bibliotecário. Nesta nova era da IA, a biblioteca assume o papel mais crítico e emergente de promoção da Literacia em IA e Ética Digital. Deve ser o ponto focal neutro para capacitar a comunidade sobre vieses algorítmicos e o uso ético e responsável da IA na investigação, abordando temas como plágio, integridade académica e a transparência. A IA é pode ser utilizada para a otimização de serviços, automatizando processos internos e libertando os profissionais para o apoio direto à pesquisa e ao ensino. Adicionalmente, a biblioteca torna-se central no apoio à investigação, colaborando na curadoria e disponibilização de grandes volumes de dados institucionais para projetos de IA, garantindo que os resultados sejam FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). Para cumprir esta missão, a biblioteca do século XXI deve ser um modelo híbrido integrado. O espaço físico (analógico) deve ser flexível e orientado para a ação, com Makerspaces e Learning Labs que promovam a produção e experimentação de conteúdos, e espaços de colaboração equipados com tecnologia. O espaço digital (virtual) é crucial para a acessibilidade e deve promover a Literacia Digital e Mediática através de formação sistemática, capacitando os utilizadores a lidar criticamente com a (des)informação e a selecionar informação válida. Finalmente, a biblioteca reforça o seu papel de curadoria digital ao atuar como curador de conteúdo, aplicando critérios rigorosos de autoridade e precisão para combater a sobrecarga informativa, e apoiando a avaliação académica ao ensinar a avaliar criticamente as fontes online.por
dc.identifier.citationLopes, C.(2025). Além do prompt: Repensar a biblioteca como laboratório de pedagogia digital e literacia crítica. in EPIES Encontro de Profissionais para a Inovação no Ensino Superior.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/13699
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectBibliotecas do ensino superior
dc.subjectLiteracia crítica
dc.subjectInteligência Artificial (IA)
dc.subjectCuradoria Digital
dc.subjectPedagogia digital
dc.subjectAprendizagem colaborativa
dc.titleAlém do prompt: Repensar a biblioteca como laboratório de pedagogia digital e literacia críticapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-12-03
oaire.citation.conferencePlaceLisboa
oaire.citation.titleEPIES Encontro de Profissionais para a Inovação no Ensino Superior
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Carlos Lopes_EPIES_3_dez_2025_vfinal_ok_ok_ok_glossário_final.pdf
Size:
3.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: