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O mundo dos intergaláticos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.authorAntunes, Rita Alexandra Rosa
dc.date.accessioned2022-04-06T11:21:38Z
dc.date.available2022-04-06T11:21:38Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.date.submitted2022-10-17
dc.descriptionTese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Psicologia do Desenvolvimento,apresentada no ISPA - Instituto Universitário no ano de 2021pt_PT
dc.description.abstractA perspetiva organizacional e hierárquica de desenvolvimento socioemocional (Sroufe, 2005; Sroufe et al., 2005) e a investigação longitudinal (e.g., Bornstein et al., 2010; Jones et al., 2015; Trentacosta & Fine, 2010) reconhecem a importância das competências socioemocionais desenvolvidas na infância para a adaptação futura. As potencialidades da intervenção na infância média (Lucas & Soares, 2013) e a necessidade de programas de prevenção universais de menor duração conduziram ao desenvolvimento d’O Mundo dos Intergalácticos. Esta dissertação teve como objetivos: (1) avaliar as perceções dos psicólogos portugueses acerca da aceitabilidade d’O Mundo dos Intergalácticos (estudo empírico I); e (2) avaliar os benefícios da participação n’O Mundo dos Intergalácticos ao nível da redução dos problemas emocionais e comportamentais e da promoção de competências socioemocionais, na perspetiva de pais, professores e crianças (estudos empíricos 2 e 3). O estudo empírico 1 envolveu 19 psicólogos que foram distribuídos em quatro grupos focais. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção. No estudo empírico 2, participaram 11 professores de 171 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos que preencheram o Teacher’s Report Form, antes e após os seus alunos participarem no novo programa de intervenção. Participaram ainda 43 mães de crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos que completaram o Child Behavior Checklist, em momentos de avaliação análogos aos dos professores. Os resultados mostraram que os professores percecionaram uma redução de magnitude pequena ao nível da psicopatologia geral, dos problemas de internalização e outros problemas (sociais e de atenção) e uma melhoria de magnitude pequena ao nível do rendimento escolar e da felicidade das crianças do pré para o pós-teste. Por sua vez, as mães percecionaram uma redução ao nível da psicopatologia geral e dos problemas externalizantes do pré para o pós-teste. O estudo empírico 3 incluiu 95 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, que preencheram a Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse para Crianças e a escala Para mim é fácil. Os resultados mostraram que a participação no programa é percecionada como benéfica para a redução da sintomatologia psicopatológica e para a promoção das competências socioemocionais globais pelas crianças mais novas (8-9 anos) e mais velhas (10-12 anos) de ambos os sexos. Os resultados preliminares d’O Mundo dos Intergalácticos são promissores, quer no que se refere à sua aceitabilidade pelos profissionais que trabalham com o público-alvo, quer no que se refere aos seus benefícios, na perspetiva de diferentes informantes.pt_PT
dc.description.abstractThe organizational and hierarchical perspective of socioemotional development (Sroufe, 2005; Sroufe et al., 2005) and longitudinal research (e.g., Bornstein et al., 2010; Jones et al., 2015; Trentacosta & Fine, 2010) recognize the importance of the socioemotional skills developed during childhood for future adaptation. The potentialities of intervention during middle childhood (Lucas & Soares, 2013) and the need for universal prevention programs of shorter duration led to the development of O Mundo dos Intergalácticos. This dissertation aimed to: (1) evaluate the perceptions of Portuguese psychologists about the acceptability of O Mundo dos Intergalácticos (empirical study I); and (2) assess the benefits of participation in O Mundo dos Intergalácticos in terms of reducing emotional and behavioral problems and promoting socioemotional skills, according to the perspectives of parents, teachers and children (empirical studies 2 and 3). Empirical study 1 involved 19 psychologists, who were distributed into four focus groups. Deductive thematic analysis conducted by two independent researchers revealed that Portuguese psychologists perceived the dynamics, contents and materials as acceptable, suggesting only minor modifications to: (1) maximize the generalization of skills, (2) monitor children's progress over time, and (3) address developmental specificities and practical barriers to parents’ and teachers’ involvement during the implementation of the intervention program. In empirical study 2, participants were 11 teachers of 171 children aged between 8 and 12 who completed the Teacher's Report Form, before and after their students participated in the new intervention program. Forty-three mothers of children aged between 8 and 11 years who completed the Child Behavior Checklist also participated in the study, in similar assessment times when compared with teachers. The results showed that the teachers perceived a decrease of small magnitude in general psychopathology, internalizing problems and other problems (social and attention) and an improvement of small magnitude in school performance and levels of happiness of children from pre to the post-test. Conversely, mothers perceived a decrease in general psychopathology and externalizing problems from pre to post-test. Empirical study 3 included 95 children aged 8-12 years, who completed the Depression, Anxiety and Stress Scale for Children and the Para Mim é Fácil Scale. The results showed that participation in the program is perceived as beneficial in decreasing psychopathological symptoms and promoting global socioemotional skills by younger (8-9 years) and older (10-12 years) children of both sexes. The preliminary results of O Mundo dos Intergalácticos are promising, concerning not only its acceptability by professionals working with the target audience, but also its benefits, from the perspective of different informants.pt_PT
dc.identifier.tid101594976pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8628
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_PT
dc.subjectProblemas internalizantes e externalizantespt_PT
dc.subjectPrograma de promoção de competências e prevenção universalpt_PT
dc.subjectInfância médiapt_PT
dc.subjectSocioemotional skillspt_PT
dc.subjectExternalizing and internalizing problemspt_PT
dc.subjectPromotion and universal prevention programpt_PT
dc.subjectMiddle childhoodpt_PT
dc.titleO mundo dos intergaláticospt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologia do Desenvolvimentopt_PT

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