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- O mundo dos intergaláticosPublication . Antunes, Rita Alexandra RosaA perspetiva organizacional e hierárquica de desenvolvimento socioemocional (Sroufe, 2005; Sroufe et al., 2005) e a investigação longitudinal (e.g., Bornstein et al., 2010; Jones et al., 2015; Trentacosta & Fine, 2010) reconhecem a importância das competências socioemocionais desenvolvidas na infância para a adaptação futura. As potencialidades da intervenção na infância média (Lucas & Soares, 2013) e a necessidade de programas de prevenção universais de menor duração conduziram ao desenvolvimento d’O Mundo dos Intergalácticos. Esta dissertação teve como objetivos: (1) avaliar as perceções dos psicólogos portugueses acerca da aceitabilidade d’O Mundo dos Intergalácticos (estudo empírico I); e (2) avaliar os benefícios da participação n’O Mundo dos Intergalácticos ao nível da redução dos problemas emocionais e comportamentais e da promoção de competências socioemocionais, na perspetiva de pais, professores e crianças (estudos empíricos 2 e 3). O estudo empírico 1 envolveu 19 psicólogos que foram distribuídos em quatro grupos focais. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção. No estudo empírico 2, participaram 11 professores de 171 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos que preencheram o Teacher’s Report Form, antes e após os seus alunos participarem no novo programa de intervenção. Participaram ainda 43 mães de crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos que completaram o Child Behavior Checklist, em momentos de avaliação análogos aos dos professores. Os resultados mostraram que os professores percecionaram uma redução de magnitude pequena ao nível da psicopatologia geral, dos problemas de internalização e outros problemas (sociais e de atenção) e uma melhoria de magnitude pequena ao nível do rendimento escolar e da felicidade das crianças do pré para o pós-teste. Por sua vez, as mães percecionaram uma redução ao nível da psicopatologia geral e dos problemas externalizantes do pré para o pós-teste. O estudo empírico 3 incluiu 95 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, que preencheram a Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse para Crianças e a escala Para mim é fácil. Os resultados mostraram que a participação no programa é percecionada como benéfica para a redução da sintomatologia psicopatológica e para a promoção das competências socioemocionais globais pelas crianças mais novas (8-9 anos) e mais velhas (10-12 anos) de ambos os sexos. Os resultados preliminares d’O Mundo dos Intergalácticos são promissores, quer no que se refere à sua aceitabilidade pelos profissionais que trabalham com o público-alvo, quer no que se refere aos seus benefícios, na perspetiva de diferentes informantes.