Repository logo
 
Publication

A dialética objetividade e subjetividade mediando a significação da prática educativa bem sucedida na escola: Um olhar sobre o lugar dos afetos

dc.contributor.authorMarques, Eliana de Sousa Alencar
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Vilani Cosme de
dc.date.accessioned2019-05-13T11:29:33Z
dc.date.available2019-05-13T11:29:33Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractA comunicação a ser apresentada no XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação reúne elementos teóricos e empíricos que explicam como o professor, ao subjetivar a realidade objetiva consegue realizar a prática educativa bem sucedida. A discussão é realizada a partir das ideias de Vigotski (2009, 2004, 2000, 1998) e Baruch de Espinosa (2008, 2007) que contribuem com a compreensão de que na relação com o mundo, o ser humano constitui sua subjetividade significando o mundo objetivo. Nesse processo, destacam-se os afetos como forças motivadoras das ações humanas. Para explicitar essas compreensões no plano da realidade dos processos de ensino e aprendizagem, serão apresentados resultados de pesquisa envolvendo um professor e quatro alunos de escola pública no estado do Piauí(BR). Os dados foram produzidos mediante o uso de entrevistas semiestru - turadas e memoriais. Como procedimento de análise fez-se uso dos Núcleos de significação. Os resultados apontam que professores e alunos vivenciam situações de ensino e aprendizagem que medeiam a produção de afetos que aumentam a potência de pensar e agir, portanto, movimentam os sujeitos porque (re)orientam a produção de sentidos que vão determinar a qualidade das práticas educativas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (23-35). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7027
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRealidade objetiva e subjetivapt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectSignificaçãopt_PT
dc.subjectAfetospt_PT
dc.titleA dialética objetividade e subjetividade mediando a significação da prática educativa bem sucedida na escola: Um olhar sobre o lugar dos afetospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia ept_PT
person.familyNameMARQUES
person.familyNameCosme de Carvalho
person.givenNameELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
person.givenNameMaria Vilani
person.identifier.orcid0000-0002-4990-4487
person.identifier.orcid0000-0002-1675-1808
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication96d06dfe-61fc-48ca-a4f1-c9993cb17f83
relation.isAuthorOfPublication4da1ea8e-06c6-4eb7-8eb8-ee0b7191028f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4da1ea8e-06c6-4eb7-8eb8-ee0b7191028f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 23-35.pdf
Size:
116 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: