Publication
A dialética objetividade e subjetividade mediando a significação da prática educativa bem sucedida na escola: Um olhar sobre o lugar dos afetos
dc.contributor.author | Marques, Eliana de Sousa Alencar | |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria Vilani Cosme de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T11:29:33Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T11:29:33Z | |
dc.date.issued | 2019-05 | |
dc.description.abstract | A comunicação a ser apresentada no XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação reúne elementos teóricos e empíricos que explicam como o professor, ao subjetivar a realidade objetiva consegue realizar a prática educativa bem sucedida. A discussão é realizada a partir das ideias de Vigotski (2009, 2004, 2000, 1998) e Baruch de Espinosa (2008, 2007) que contribuem com a compreensão de que na relação com o mundo, o ser humano constitui sua subjetividade significando o mundo objetivo. Nesse processo, destacam-se os afetos como forças motivadoras das ações humanas. Para explicitar essas compreensões no plano da realidade dos processos de ensino e aprendizagem, serão apresentados resultados de pesquisa envolvendo um professor e quatro alunos de escola pública no estado do Piauí(BR). Os dados foram produzidos mediante o uso de entrevistas semiestru - turadas e memoriais. Como procedimento de análise fez-se uso dos Núcleos de significação. Os resultados apontam que professores e alunos vivenciam situações de ensino e aprendizagem que medeiam a produção de afetos que aumentam a potência de pensar e agir, portanto, movimentam os sujeitos porque (re)orientam a produção de sentidos que vão determinar a qualidade das práticas educativas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (23-35). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7027 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Realidade objetiva e subjetiva | pt_PT |
dc.subject | Práticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Significação | pt_PT |
dc.subject | Afetos | pt_PT |
dc.title | A dialética objetividade e subjetividade mediando a significação da prática educativa bem sucedida na escola: Um olhar sobre o lugar dos afetos | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 35 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e | pt_PT |
person.familyName | MARQUES | |
person.familyName | Cosme de Carvalho | |
person.givenName | ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES | |
person.givenName | Maria Vilani | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4990-4487 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1675-1808 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 96d06dfe-61fc-48ca-a4f1-c9993cb17f83 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4da1ea8e-06c6-4eb7-8eb8-ee0b7191028f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4da1ea8e-06c6-4eb7-8eb8-ee0b7191028f |