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Abstract(s)
O papel integrador dos processos de escolarização não se reduziria ao seu contributo para a interiorização dos destinos objectivos de classe, a formação dos agentes dotados das disposições adequadas à sua futura posição social e a legitimação da hierarquia social: a expansão de um sistema escolar numa formação social teria igualmente por efeito colocar um número crescente de indivíduos em concorrência entre si, gerando expectativas sociais que constituem a mediação subjectiva através da qual se realiza em boa parte o modo de integração característico das sociedades industrializadas e orientadas para a reprodução das desigualdades. É o que o autor procura mostrar através dos resultados de um pequeno inquérito realizado sobre as inspirações profissionais de alunos da segunda fase de uma escola primária, a análise de certo discurso educativo de responsáveis dos anos 60 e o exame das relações entre as transformações da estrutura de classes e as transformações do sistema escolar. Por outro lado, as actuais « disf unções» do sistema escolar (anos 70)só podem ser apreendidas diacronicamente, isto é, por oposição ao carácter integrador dos seus efeitos no período imediatamente anterior.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 3 (4), 473-495
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
