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Ambiente de diversão no trabalho e atração de novos colaboradores : existirá alguma relação?

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Abstract(s)

A presente investigação tem como objetivo estudar a diversão no trabalho no contexto de atração de candidatos e baseou-se no artigo The Fundamental Role of Workplace Fun in Applicant Attraction de 2012, realizado pelos autores Michael J. Tews, John W. Michel e Albert Bartlett. Mais concretamente, nesta investigação foi estudado o impacto de um ambiente de trabalho divertido, em relação a outros fatores que se sabe que têm impacto na atração de candidatos (remuneração, oportunidades de progressão na carreira e condições de trabalho flexíveis), através de quatro anúncios fictícios de recrutamento, respetivos a cada um dos fatores referidos anteriormente. Neste estudo participaram 429 indivíduos e foram analisadas três variáveis, sendo estas a atratividade de cada anúncio, as intenções de candidatura e o ajustamento Pessoa-Organização. A análise dos resultados mostrou que o anúncio considerado menos atrativo, com uma intenção de candidatura e com um ajustamento Pessoa-Organização mais baixo foi o que continha a mensagem de um ambiente de trabalho divertido e o considerado mais atrativo, com uma intenção de candidatura e com um ajustamento Pessoa-Organização mais elevado foi o que continha a mensagem da remuneração. Os resultados também mostraram que, para os quatro cenários, a atratividade do anúncio tem um efeito positivo e significativo nas intenções de candidatura, mas ao introduzir a variável ajustamento Pessoa-Organização, os efeitos sobre as intenções de candidatura são positivos e significativos e o efeito direto da atratividade do anúncio diminui, pelo que se concluiu que ajustamento apresenta um efeito de mediação parcial.
The aim of the present investigation is to study the impact of fun in the workplace in the context of applicant attraction and was based on the 2012 article The Fundamental Role of Workplace Fun in Applicant Attraction by authors Michael J. Tews, John W. Michel and Albert Bartlett. More specifically, this investigation studied the impact of a fun working environment, relative to other key predictors of applicant attraction (compensation, opportunities for advancement and flexible working conditions), through four fictitious job advertisements regarding each of the aforementioned factors. In this study, 429 individuals participated, and three variables were analyzed, these being the attractiveness of each advertisement, the job pursuit intentions and the Person-Organization fit. The results showed that the advertisement considered less attractive, with a lower job pursuit intention and a lower Person-Organization fit was the one containing the message of a fun working environment and the one considered more attractive, with a higher job pursuit intention and a higher Person-Organization fit was the one containing the compensation message. The results also showed that, for the four scenarios, the attractiveness of the advertisement had a positive and significant effect on the job pursuit intentions, but when introduced the Person-Organization fit variable, the effects on the job pursuit intentions were positive and significant and the effect of the advertisement attractiveness decreases, so it was concluded that the adjustment has a partial mediation effect.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações

Keywords

Diversão no trabalho Atração de candidatos Recrutamento Atratividade Ajustamento pessoa organização Intenção de candidatura Fun at work Fun in the workplace Applicant attraction Recruitment Person-organization fit Job pursuit intentions

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