Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Therapist“s facilitative interpersonal skills and persuasiveness in psychotherapy

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TES VAZ1.pdf654.14 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A evidĆŖncia empĆ­rica demonstra uma associação robusta entre as competĆŖncias interpessoais do psicoterapeuta e os seus resultados clĆ­nicos. No entanto, existe um foco predominante no estudo de algumas competĆŖncias interpessoais (por exemplo, empatia) em detrimento de outras. Especificamente, existe uma falta de contributos teóricos e cientĆ­ficos focados na persuasĆ£o do psicoterapeuta, uma competĆŖncia interpessoal que engloba os comportamentos verbais e nĆ£o-verbais do terapeuta que influenciam as expectativas e credibilidade do cliente quanto Ć  intervenção psicológica. Os estudos aqui apresentados visam aumentar a base de conhecimento teórico e empĆ­rico para as competĆŖncias interpessoais do terapeuta no geral, e para a persuasĆ£o terapĆŖutica em particular. No primeiro estudo, revemos os principais contributos teóricos e literatura empĆ­rica sobre a persuasĆ£o do psicoterapeuta. Com base na investigação disponĆ­vel, apresentamos um consenso sobre os principais comportamentos verbais e nĆ£o-verbais do terapeuta que parecem influenciar as expectativas e credibilidade do cliente em relação Ć  psicoterapia. Este estudo sugere que o fornecer de racionais clĆ­nicos dentro de sessĆ£o, tanto para a origem dos problemas do cliente como para a sua solução, Ć© a tarefa persuasiva mais relevante no qual os terapeutas poderĆ£o ser treinados de modo a aumentar a eficĆ”cia clĆ­nica. ConcluĆ­mos com implicaƧƵes para o treino e investigação de persuasĆ£o psicoterapĆŖutica. Destacamos a necessidade de desenvolver diretrizes de prĆ”tica deliberada para persuasĆ£o clĆ­nica, e a anĆ”lise de processo das competĆŖncias interpessoais do terapeuta dentro de sessĆ£o. No segundo estudo, propomos diretrizes com suporte empĆ­rico para o treino de psicoterapeutas focado no fornecer de racionais clĆ­nicos convincentes. Apresentamos critĆ©rios para o treino sistemĆ”tico desta competĆŖncia, bem como um exemplo de implementação dessas diretrizes. ConcluĆ­mos com implicaƧƵes sobre como os mĆ©todos de prĆ”tica deliberada poderĆ£o contribuir para o treino tradicional de psicoterapeutas. No Ćŗltimo estudo, investigamos as competĆŖncias interpessoais e persuasĆ£o terapĆŖutica numa amostra de 18 psicoterapeutas de trĆŖs modalidades clĆ­nicas e 54 sessƵes gravadas em vĆ­deo. Os resultados indicam que as competĆŖncias interpessoais do terapeuta sĆ£o um preditor positivo significativo do envolvimento emocional e cognitivo do cliente (ā€œexperienciaçãoā€) dentro de sessĆ£o. Foi tambĆ©m encontrado que fornecer racionais clĆ­nicos foi um preditor negativo significativo da experienciação do cliente. Nenhuma diferenƧa foi encontrada para as competĆŖncias interpessoais do terapeuta entre diferentes modalidades, mas diferenƧas foram encontradas para a experienciação do cliente e o fornecer de racionais clĆ­nicos. Os contributos decorrentes destes estudos fornecem implicaƧƵes para o treino de psicoterapeutas e investigação empĆ­rica futura, sugerindo próximos passos que poderĆ£o, em Ćŗltima instĆ¢ncia, contribuir para o aumento da eficĆ”cia clĆ­nica de psicoterapeutas.
There is robust evidence that psychotherapist’s facilitative interpersonal skills are a significant predictor of client outcomes. However, there has been a prevalent focus in the study of some interpersonal skills (e.g., therapist’s accurate empathy) to the detriment of others. Specifically, therapist’s persuasiveness, an interpersonal skill encompassing the verbal and nonverbal therapist behaviors that influence client’s treatment expectations and credibility, has lagged in theoretical, training, and research contributions. The studies presented aim at increasing the theoretical and empirical knowledge base for therapist’s interpersonal skill in general, and therapeutic persuasiveness in particular. In the first study, we reviewed the theoretical and empirical literature on psychotherapist’s persuasiveness. Based on the available research, we present a consensus on the main verbal and nonverbal therapist behaviors that might influence therapy client’s treatment expectations and credibility. Our review found that the delivery of cogent treatment rationales, both for the origin of client’s distress and tasks to alleviate said distress, is arguably the most supported persuasiveness-related task therapists can train to increase treatment outcomes. We conclude with therapy training and research implications, namely, that deliberate practice training guidelines are a necessary next step in the development of therapist’s persuasiveness, and that process analysis on therapist’s in-session interpersonal skills is warranted. The remaining studies presented here address these two issues. In the second study, we propose empirically supported guidelines for therapist training in providing cogent treatment rationales. We provide step-by-step description and criteria for systematic training, as well as a case example implementing these guidelines. We conclude with implications for how deliberate practice methods augment traditional therapist training. In the last study, we investigated therapist’s in-session interpersonal skills and persuasiveness for a sample of 18 therapist and 54 videorecorded sessions from three treatment modalities. Results indicate that therapist’s interpersonal skills are a significant positive predictor of client’s emotional and cognitive engagement (ā€œexperiencingā€) in session. We also found that providing cogent treatment rationales was a significant negative predictor of client experiencing. No differences were found for therapist’s interpersonal skills across modalities, but differences were found for client experiencing and provision of treatment rationales. The novel contributions stemming from these studies provide implications for future therapist training and empirical research, thereby suggesting next steps that may ultimately aid in increasing psychotherapy training effects and client outcomes.

Description

Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessÔrios à obtenção do grau de Doutor em Psicologia na Ôrea de especialização Psicologia Clínica apresentada no ISPA - Instituto UniversitÔrio no ano de 2021.

Keywords

Psicoterapia Capacidades interpessoais do psicoterapeuta PersuasĆ£o do psicoterapeuta Racionais psicoterapĆŖuticos Psychotherapy Therapist’s facilitative interpersonal skills Therapist’s persuasiveness Psychotherapeutic rationales

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher