Repository logo
 
Publication

Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAguiar, Cecília
dc.contributor.authorFormas, Luís Manuel Martins
dc.date.accessioned2015-11-26T20:24:37Z
dc.date.available2015-11-26T20:24:37Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractNeste trabalho, analisa-se a influência do género sobre a autonomia moral, tendo como principais influências as teorias de Piaget e Kohlberg. Para o efeito, é utilizada uma amostra constituída por 34 crianças de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, que frequentam uma escola pública do ensino básico. Como instrumento de avaliação utilizou-se a escala de Kurtines e Pimm (1983), que foi adaptada à população portuguesa (Fonseca, 1987). De acordo com os resultados obtidos, a diferença esperada entre géneros no tipo de respostas não se verificou nas três primeiras histórias, ou seja, o tipo de resposta moral não diferiu significativamente em função do género. No entanto, a quarta história não se enquadrou nestes resultados; nela foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os géneros e entre as diferentes idades. Surpreendentemente, a quarta história demonstrou influenciar significativamente o tipo de resposta.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In this work, we examine the influence of gender on moral autonomy, within the influence of the theories of Piaget and Kohlberg. To that end, participated in this study 34 children of both genders, aged between 6 and 9 years, who attend public schools of elementary education. The scale of Kurtines and Pimm (1983), adapted to the Portuguese population (Fonseca, 1987) was used. According to the results, the expected difference between genders in first three stories was not observed; the kind of response did not differ significantly. However, the fourth story does not fit in these results: there were statistically significant differences between the sexes and between different ages. Surprisingly, the fourth story has a significant influence in the type of response.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4135
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutonomia moralpt_PT
dc.subjectMoralpt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectHeteronomiapt_PT
dc.subjectJuízo moralpt_PT
dc.subjectMoral autonomypt_PT
dc.subjectMoralpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectHeteronomypt_PT
dc.subjectMoral judgementpt_PT
dc.titleAutonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre géneropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
12630.pdf
Size:
1014.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: