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"Não é sobre nós, é sobre o outro": Um estudo Exploratório sobre a Formação de Psicólogos/as em Portugal e as suas Experiências Psicoterapêuticas com Clientes LGB

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Abstract(s)

Este estudo teve como objetivo explorar se a formação LGB tinha influência na implementação de práticas afirmativas por parte de psicólogos/as portugueses/as heterossexuais e cisgénero na intervenção com clientes que se identificam como Lésbicas, Gays e Bissexuais (LGB). Foi recolhida uma amostra de nove participantes com idades compreendidas entre 27 e 47 anos. Destes participantes, oito identificavam-se como mulheres e um como homem. Foram realizadas entrevistas online através da plataforma Teams, e foram analisadas através de método de análise temática. Foram identificados cinco temas e nove subtemas. Os resultados revelaram que participantes que tinham formação LGB apresentavam abordagens de intervenção afirmativas e mantinham atitudes mais positivas em relação às pessoas LGB. Para além disso, foram identificadas características pessoais, relativas ao background pessoal dos/as psicólogos/as que atuam como facilitadoras do engajamento em práticas afirmativas, nas suas posturas e comportamentos positivos em relação às pessoas LGB e na criação de estratégias para garantir a qualidade afirmativa das intervenções. Sendo assim, este estudo contribui para o conhecimento da influência que a formação/conhecimento LGB desempenha na facilitação e promoção de intervenções adequadas e eficazes para o acompanhamento de clientes LGB.
ABSTRACT: This study aimed to explore and understand whether LGB training had an influence on the implementation of affirmative practices by heterosexual and cisgender Portuguese psychologists working with clients who identify as Lesbian, Gay, and bisexual (LGB). A sample of 9 participants with ages between 27 and 47 years old was collected, with eight identifying as female and one as male. Online interviews were conducted using the Teams platform. The interviews were analyzed using the thematic analysis qualitative method. Five themes and nine subthemes were identified. The results revealed that participants with LGB training presented more affirmative approaches and maintained more positive attitudes towards LGB individuals. Additionally, personal characteristics related to the psychologists’ personal background acted as facilitators of engagement in affirmative practices, fostering positive attitudes and behaviors towards LGB individuals and in the development of strategies to ensure the affirmative quality of their interventions. Therefore, this study contributes to the understanding of the influence that LGB training plays in facilitating and promoting appropriate and effective interventions when working with LGB clients.

Description

Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor Pedro Alexandre Costa, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Formação LGB Práticas afirmativas Clientes LGB Psicoterapia LGB Training Affirmative practices LGB clients Psychotherapy

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