Repository logo
 
Publication

Identidade e comportamentos autolesivos na adolescĂȘncia final

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.authorCunha, Sara Martins da
dc.date.accessioned2021-03-16T12:58:57Z
dc.date.available2022-11-10T01:30:13Z
dc.date.issued2021-02-02
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto UniversitĂĄrio de CiĂȘncias PsicolĂłgicas, Sociais e da Vida para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClĂ­nica.pt_PT
dc.description.abstractIntrodução: O objetivo deste estudo prende-se com o aprofundamento do conhecimento sobre a relação existente entre os comportamentos autolesivos (CAL) e a identidade na adolescĂȘncia final. Este estudo distingue-se dos restantes pelo seu tema inovador e pela forma como Ă© explorada a identidade, atendendo-se Ă  componente emocional e Ă  importĂąncia atribuĂ­da pelos adolescentes Ă s suas auto perceçÔes que, por sua vez, refletem os seus autoconceitos e narrativas autobiogrĂĄficas. MĂ©todo: Foi aplicado um protocolo online constituĂ­do por 3 instrumentos – QuestionĂĄrio “Eu Sou”, “Eu Serei” e “Eu Era”, InventĂĄrio de Comportamentos Autolesivos (ICAL) e QuestionĂĄrio SociodemogrĂĄfico – a 64 adolescentes de ambos os gĂ©neros, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos (M = 19.72; DP = 1.133), divididos em dois grupos naturais, de acordo com a presença ou ausĂȘncia de historial de CAL. Resultados: Os resultados permitiram identificar narrativas patologizantes nos adolescentes com CAL, evidenciando dificuldades ao nĂ­vel da atribuição de significado. Bem como, auto perceçÔes e avaliaçÔes mais baixas dos autoconceitos nos adolescentes com CAL comparativamente com os adolescentes sem CAL. ConclusĂŁo: Os resultados do presente estudo evidenciam o importante papel da identidade para uma melhor compreensĂŁo dos CALpt_PT
dc.description.abstractIntroduction: This study intends to explore the relationship between self-harm behaviours (SHB) and identity, while introducting a new approach to study the identity by exploring the emotional valence and importance associated with the subjects narratives and self-concept domains. Method: An online protocol consisting on the Sociodemographic Questionnaire, the Task “I Was”, “I Am” and “I Will Be” and the portuguese version of the Inventory of Self-harm behaviours (ICAL) was answered by 64 adolescents from both genders, aged between 18 and 21 years (M = 19.72; SD = 1,133), divided into two natural groups, according to the presence or absence of a history of SBH. Results: The results revealed pathological narratives in adolescents with SHB, as well as, lower self-concept assessments in adolescents with SHB when compared to the subjects without SHB. Conclusion: The results of this study underline the important role of identity for a better understanding of CAL.pt_PT
dc.identifier.tid202641155pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8030
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescĂȘncia finalpt_PT
dc.subjectComportamentos autolesivospt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectNarrativa autobiogrĂĄficapt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectLate adolescencept_PT
dc.subjectSelf-harm behaviourspt_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectSelfconceptpt_PT
dc.subjectAutobiographical narrativespt_PT
dc.titleIdentidade e comportamentos autolesivos na adolescĂȘncia finalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24092.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format