Repository logo
 
Publication

A interdisciplinaridade e a ludicidade em contexto de 1.ยบ CEB

datacite.subject.fosCiรชncias Sociais::Ciรชncias da Educaรงรฃopt_PT
dc.contributor.advisorMatos, Ana Isabel Rio Tinto de
dc.contributor.authorFernandes, Maria Leonor Azevedo Mendes Horรกk Matos
dc.date.accessioned2021-04-22T14:52:01Z
dc.date.available2021-04-22T14:52:01Z
dc.date.issued2021-02-17
dc.descriptionRelatรณrio da Prรกtica de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA โ€“ Instituto Universitรกrio/ESEI Maria Ulrich para obtenรงรฃo de grau de Mestre em Educaรงรฃo Prรฉ-Escolar e Ensino do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico, criado por Aviso n.ยบ 9932/2017, publicado no Diรกrio da Repรบblica, 2.ยช sรฉrie, n.ยบ 165, de 28 de agosto de 2017.pt_PT
dc.description.abstractO presente Relatรณrio Final da Prรกtica Supervisionada (PS), realizado no รขmbito do Mestrado de Educaรงรฃo Prรฉ-Escolar e Ensino do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico, da Escola Superior de Educadores de Infรขncia Maria Ulrich em parceria com o ISPA, apresenta uma investigaรงรฃo decorrente da experiรชncia e atividades concretizadas durante a PS em regime de ensino presencial e nรฃo presencial (devido ร  pandemia mundial covid-19 vivida no momento). O tema deste relatรณrio รฉ โ€˜A interdisciplinaridade e a ludicidade em contexto de 1.ยบ CEBโ€™ e, a problemรกtica de investigaรงรฃo, surgiu no sentido de perceber se atravรฉs da dimensรฃo lรบdica รฉ possรญvel integrar e promover a articulaรงรฃo de diferentes รกreas curriculares, desenvolvendo, por sua vez, uma aprendizagem interdisciplinar. Assim, e segundo a investigaรงรฃo teรณrica e prรกtica, procurou compreender-se, a partir de um jogo, como a interdisciplinaridade e a ludicidade podem estar relacionadas e influenciar a aรงรฃo pedagรณgica dos professores e o processo de aprendizagem dos alunos do 1.ยบ CEB. Esta investigaรงรฃo, assente numa metodologia qualitativa, foi desenvolvida numa instituiรงรฃo privada em Lisboa com o grupo de 2.ยบ ano, composto por 38 alunos, 3 professores titulares e 7 professores responsรกveis pelas restantes componentes curriculares. Para melhor compreender a problemรกtica de investigaรงรฃo, de carรกter qualitativo, utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados dois questionรกrios, a observaรงรฃo naturalista nรฃo participante e participante, os registos do diรกrio de bordo das partilhas dos alunos e professores cooperantes durante as aulas e reuniรตes, respetivamente. Ainda que a amostra tenha sido breve e limitada, as conclusรตes desta investigaรงรฃo apontam para a importรขncia da promoรงรฃo da interdisciplinaridade e da ludicidade nas abordagens pedagรณgicas em contexto de 1.ยบ CEB e, ainda, para o jogo como instrumento pedagรณgico lรบdico capaz de promover e mediar aprendizagens interdisciplinares de forma espontรขnea, articulada e motivadora.pt_PT
dc.description.abstractThe present study developed in the Master Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Elementary School at the Escola Superior de Educadores de Infรขncia Maria Ulrich in partnership with ISPA, presents an investigation resulting from the experience and activity elaborated during the work experience, both presential and online (due to the pandemic covid-19). The main theme of the study is ยดInterdisciplinarity and playfulness in a context of 1st cycle of Elementary School`. The research problem came out to understand if from a playful demission, it is possible to integrate and promote an articulation between different curriculum areas, developing an interdisciplinary learning. Thus, the study, based on a game, tries to understand how interdisciplinarity and playfulness can be related to, and influence, the action of teachers and the process of learning of the children. This investigation, based on the qualitative method, was developed in a private institution in Lisbon, with a group of 2nd grade, formed with 38 children, 3 head teachers and 7 teachers responsible by the other curriculum elements. To perceive the problematic of the qualitative investigation, as data collecting instruments, the following were used: two questionnaire, natural observation, both non-participatory and participatory, the logbook records about the sharing of students and cooperating teachers during classes and meetings. Despite the short sample that this investigation produced, the conclusion points to the importance of the promotion of the interdisciplinary and playfulness in pedagogic approaches in the context of 1st cycle of Elementary School. Additionally, the importance of, the game as a playful pedagogic instrument able to promote and mediate a spontaneous interdisciplinary learning, articulated and motivating.pt_PT
dc.identifier.tid202641910pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8093
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectLudicidadept_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subject1 Ciclo do ensino bรกsicopt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectPlayfulnesspt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subject1st cycle of Elementary Schoolpt_PT
dc.titleA interdisciplinaridade e a ludicidade em contexto de 1.ยบ CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducaรงรฃo Prรฉ-Escolar e Ensino do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26525.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format