Publication
O impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita nas competências de literacia em crianças de idade pré-escolar
dc.contributor.author | Antunes, Anabela Reis | |
dc.contributor.author | Rato, Leonor Moreira | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T09:36:56Z | |
dc.date.available | 2019-04-30T09:36:56Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | A compreensão do princípio alfabético inicia-se muito antes da frequência do 1º ano de escolaridade. Vários são os estudos que apontam para a importância de se desenvolverem programas em idade pré-escolar que integrem atividades de escrita inventada, indicando que estes contribuem para evoluções das concetualizações da criança sobre a linguagem escrita e progressos na consciência fonológica (Albuquerque & Alves Martins, 2015;Alves Martins, Albuquerque, Salvador, & Fernández, 2017; Ouellette & Sénéchal, 2017). Também as atividades de consciência fonológica têm impacto nas competências de literacia em crianças pré-leitoras. Este estudo pretende compreender o impacto de um programa que contempla atividades estruturadas de escrita inventada e jogos fonológicos na evolução das concetualizações precoces da linguagem escrita e da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar. Este programa integra 121 crianças de 5 anos de idade que não sabiam ler nem escrever. As crianças foram submetidas a uma avaliação inicial e final de consciência silábica e fonémica, bem como do seu conhecimento relativo à escrita tendo-lhes sido pedido que escrevessem 8 palavras como soubessem. O programa contemplou 10 sessões de escrita inventada intercaladas com 10 sessões de consciência fonológica, desenvolvidas ao longo do ano letivo. Após implementação do programa verificou-se que um maior número de crianças apresentou níveis superiores de consciência fonológica, bem como evolução nas concetualizações sobre a linguagem escrita, onde as hipóteses de escrita apresentadas pelas crianças estavam mais próximas das características das escritas alfabéticas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (217-230). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7015 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escritas inventadas | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.title | O impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita nas competências de literacia em crianças de idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 230 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 217 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |