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Modelo de comunicação em saúde ACP: As competências de comunicação no cerne de uma Literacia em Saúde transversal, holística e prática

authorProfile.affiliationComunicação em saúde
dc.contributor.authorAlmeida, Cristina Vaz de
dc.date.accessioned2020-06-22T15:36:38Z
dc.date.available2020-06-22T15:36:38Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractA comunicação é a base estruturante em que a literacia em saúde assenta e que permite estabelecer relações entre as pessoas. A comunicação em saúde, ao nível interpessoal, grupal, societal e mediático permite a transmissão de mensagens verbais e não verbais com vista à sua compreensão pelos envolvidos e a uma consequente ação promotora de saúde. Para além das competências de comunicação em saúde, as exigências atuais dos profissionais de saúde requerem competências pessoais (Tench & Konczos, 2013) que são transversais aos campos da psicologia, da sociologia, da gestão, comunicação entre outras. Atualmente um profissional de saúde deve ter amplas competências técnicas, mas refinadas com conhecimentos e habilidades nas áreas da comunicação em saúde, mediação de conflitos e resolução de problemas, marketing em saúde, criatividade, além de um vasto campo de competências sociais (Sorensen et al, 2012) que tornam o profissional da saúde um ser humano com uma dimensão e visão holística profunda do paciente e do seu contexto. É nesta base relacional entre o profissional e o paciente que assenta uma comunicação interpessoal, que é o coração da qualidade dos cuidados de saúde, embora a evidência científica nos mostre que os standards atuais têm de ser melhorados (Cowan et al., 1992; Hargie, Dickson, Boohan & Hughes, 1998; Numann, 1988). É por isso importante atender à dimensão e efeito que produz uma pequena “habilidade de comunicação”, que sendo apenas “uma iteração” (Wouda & van de Wiel, 2012, p. 59), isto é, um momento discreto observável de comportamento verbal e não verbal, pode contribuir amplamente para alcançar um eficiente resultado (Brown & Bylund, 2008; Woda & Va de Wiel, 2012). É importante que os profissionais de saúde tenham uma adequada consciência, conhecimento, competências, atitudes em relação aos pacientes, sobretudo os que têm uma baixa literacia em saúde.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn C. Lopes & C. V. Almeida (Coords.), Literacia em saúde na prática (pp. 43-52). Lisboa: Edições ISPA [ebook].pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-57-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7662
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://loja.ispa.pt/produto/literacia-em-saude-na-praticapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia em saúde
dc.subjectPoliticas
dc.subjectPós-graduação em Literacia em Saúde
dc.subjectCapacitação dos profissionais de saúde
dc.titleModelo de comunicação em saúde ACP: As competências de comunicação no cerne de uma Literacia em Saúde transversal, holística e práticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage52pt_PT
oaire.citation.startPage46pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia em saúde na práticapt_PT
person.familyNameVaz de Almeida
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-id111D-C48C-E252
person.identifier.orcid0000-0001-5191-1718
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf07a8f0a-c9ae-4c24-b22a-cfd3d5b09b26
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