Repository logo
 
Publication

Estratégias utilizadas pelos diferentes profissionais para incluir crianças com NEE

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMalhão, Vera Lúcia de Ferreira
dc.contributor.authorBaganha, Carolina Pinto Fontes
dc.date.accessioned2019-01-08T16:21:32Z
dc.date.available2019-01-08T16:21:32Z
dc.date.issued2018-10-28
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Esta síntese procurase apresentar uma descrição e análise do contexto observado durante a prática pedagógica de uma turma de 3º ano de uma escola pública. O tema “Inclusão de crianças com NEE- Quais as estratégias utilizadas pelos diferentes profissionais para a inclusão de crianças com NEE”, resultou do facto de ter estado numa sala de 3º ano, em que ¼ do grupo tinha NEE variadas. Assim o objetivo deste relatório foi perceber de que forma é que os diferentes profissionais que lidam com esta turma todos os dias trabalham em conjunto para a promoção da inclusão. Para esta investigação optei pela metodologia quantitativa e foram utilizadas como técnicas de recolha de dados a observação não participante, e o recurso a instrumentos como questionários de resposta aberta. Com o estudo realizado foi possível concluir que a inclusão é um trabalho de parceria entre os diversos profissionais da turma: Na delineação de estratégias, na idealização de atividades, na construção de materiais e pelo trabalho de grupo com os pares que contribuem para uma inclusão mais eficaz e positiva de crianças com NEE. A inclusão destas crianças em escolas regulares, e o trabalho de grupo dos profissionais contribuem para um crescimento saudável da criança.pt_PT
dc.description.abstractThe present report came within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES), within the scope of the Masters Course in Pre-school Education and teaching of the 1st Cycle of basic education at Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich and Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. This aims to present a description and analysis of the observed context, during the pedagogical practice with a class of 1º year, in an official institution. The theme "Inclusion of children with SEN - Which strategies used by different professionals to include children with SEN" results from having been in a 3rd year room, where ¼ of the group had different SEN. The purpose of this report is to see how the different professionals who deal with this class every day work together to promote inclusion. For this investigation I opted for the quantitative methodology. The techniques used as data collection were non-participant observation and instruments such as open-ended questionnaires. It was possible to conclude from the study carried out that through the joint work among the different professionals of the respective class, inclusion is a partnership work. Partnership in strategy delineation, idealization of activities, construction of materials and group work with peers contribute to a more effective and positive inclusion of children with SEN. The inclusion of these children in regular schools, and the group work of the professionals contribute to a healthy growth of the child.pt_PT
dc.identifier.tid201990709pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6799
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNEEpt_PT
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSENpt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.titleEstratégias utilizadas pelos diferentes profissionais para incluir crianças com NEEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24938.pdf
Size:
5.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: