Publication
A expressão plástica da criança: Que é a pintura infantil? Qual deverá ser a atitude do adulto face à expressão livre da criança
dc.contributor.author | Gonçalves, Eurico | |
dc.date.accessioned | 2013-03-14T20:32:32Z | |
dc.date.available | 2013-03-14T20:32:32Z | |
dc.date.issued | 1982 | |
dc.description.abstract | O autor dá-nos uma informação sucinta sobre a evolução gráfica da criança, apontando algumas característicos do desenho infantil como o ideografismo, a transparência, o rebatimento e a perspectiva afectiva. E a partir deste conhecimento que, segundo o autor, nós, os adultos, podemos e devemos encontrar a atitude pedagógica mais adequada, face à expressão livre da criança. Atitude pedagógica que implica uma reflexão sobre: - O sentido da expressão livre que revela o grau de autenticidade da criança, desbloqueando-a e tornando-a mais comunicativa, auto-confiante, responsável, cooperante e interventiva. - O tema que a criança espontaneamente e predominantemente representa e exprime- se através dele. -A série de perguntas que, em lugar de estimularem, paralisam e retardam a evolução plástica infantil. -A criatividade na escola, despertada através do fazer e da experimentação constante, pelo que apela para uma pedagogia não directiva. | por |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 3 (1/2), 205-210 | por |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/2054 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.title | A expressão plástica da criança: Que é a pintura infantil? Qual deverá ser a atitude do adulto face à expressão livre da criança | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 210 | por |
oaire.citation.startPage | 205 | por |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | por |
oaire.citation.volume | 3 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |