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Authors
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Abstract(s)
O autor dá-nos uma informação sucinta
sobre a evolução gráfica da criança, apontando
algumas característicos do desenho
infantil como o ideografismo, a transparência,
o rebatimento e a perspectiva afectiva.
E a partir deste conhecimento que, segundo o autor, nós, os adultos, podemos e
devemos encontrar a atitude pedagógica
mais adequada, face à expressão livre da
criança. Atitude pedagógica que implica
uma reflexão sobre:
- O sentido da expressão livre que revela
o grau de autenticidade da criança, desbloqueando-a
e tornando-a mais comunicativa,
auto-confiante, responsável, cooperante e
interventiva.
- O tema que a criança espontaneamente
e predominantemente representa e exprime-
se através dele.
-A série de perguntas que, em lugar
de estimularem, paralisam e retardam a
evolução plástica infantil.
-A criatividade na escola, despertada
através do fazer e da experimentação constante,
pelo que apela para uma pedagogia
não directiva.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 3 (1/2), 205-210
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada