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Análise do impacto de duas sessões de formação numa farmacêutica

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Abstract(s)

Neste estudo pretendeu-se verificar o efeito da formação ministrada em 2007, comparando a Avaliação de Desempenho dos anos 2006 e 2007, para as funçõs Chefes de Equipas de Vendas e Delegados de Informação Médica. Foi utilizado o modelo de Avaliação da Formação de Kirkpatrick. Os participantes correspondem a dois grupos funcionais de uma farmacêutica [Chefe de Equipas de Vendas (N= 6) e Delegados de Informação Médica (N=8)] e a formação em análise constitui a formação mais relevante que cada uma das funções teve ao longo do ano 2007. A função Chefe de Equipas de Vendas obteve elevada satisfação com a formação ministrada (M=4,67, numa escala de 1 a 5). Para ambas as funções, os resultados mostram a inexistência de diferenças significativas relativamente aos indicadores da Avaliação de Desempenho nos dois anos considerados. Num estudo comparativo entre funções, tanto para o ano 2006 como para o ano 2007, verificou-se que não existem diferenças significativas entre as mesmas. Concluiu-se que, e não invalidando o modelo de Kirkpatrick, será necessário um maior rigor metodológico e a utilização de uma amostra mais siginificativa.
ABSTRACT: The main objective of this study was to verify the effect of 2007's training program of the Sales Team Leaders and Medical Sales Representatives, by comparing the 2006 and 2007 indicators/ Performance Review categories. Kirkpatrick's Model for Evaluating the Effectiveness of Training Programs was used. A group of participants was selected from each position of the pharmaceutical company – Sales Team Leader (N=6) and Medical Sales Representative (N=8) - and the most relevant training session in 2007 for each function was chosen. Regarding the Sales Team Leader position, a high level of satisfaction with the training session was recorded (M=4.67, on a 1 to 5 scale). For both positions, the results show a lack of significant differences in the Performance Review indicators between the two years considered to be analysed. A comparative analysis was conducted to compare both positions – both in 2006 and 2007. In either case, no significant differences were detected between them. It was concluded that, rather than invalidating Kirkpatrick's model, a stricter methodology and a bigger sample needs to be conducted in order to verify it.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Avaliação da formação Avaliação de desempenho Modelo de Kirkpatrick Training program evaluation Performance review Kirkpatrick model

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