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Advisor(s)
Abstract(s)
Pretendeu-se avaliar a relação entre o desenvolvimento metacognitivo dos alunos e o
seu envolvimento em atividades de investigação, percecionado pelo professor. Participaram neste
estudo 36 alunos do 8º ano, na disciplina de Ciências Físico-químicas, envolvidos em atividades
de investigação. Foram utilizados dois instrumentos traduzidos, adaptados e validados para
estudantes portugueses nesta faixa etária, o Inventário da Consciência Metacognitiva e o
Questionário de Estratégias de Motivação para a Aprendizagem, assim como, solicitada a
avaliação por parte do professor do envolvimento dos alunos nas atividades de investigação. Foi
encontrada correlação moderada e significativa entre a perceção do professor do envolvimento dos
alunos nas atividades de investigação com o desenvolvimento metacognitivo e com a utilização de
estratégias cognitivas, assim como, correlação forte e significativa com a autorregulação.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.14-29). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário