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A arte plástica e a matemática

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Abstract(s)

O presente trabalho, estabelece, como objetivo principal de pesquisa, a intervenção pedagógico, no pré-escolar, aplicada a dois planos do saber, presentes nas OCEPE (Portugal, 2016), na Área de Expressão e Comunicação: o domínio da Educação Artística, com ênfase no subdomínio das Artes Visuais, e o domínio da Matemática, com ênfase na componente Geometria. Neste relatório, em que se aproximou duas áreas distintas, aborda-se a obra do pintor Piet Cornelis Mondrian. Por conseguinte, foram elaboradas diversas atividades em torno da sua obra mais famosa – Composição com Vermelho, Preto, Azul e Amarelo, de 1928. Deicher (2006). Neste sentido, utilizei, como metodologia, a pesquisa de terreno, no âmbito da investigação qualitativa (Costa, 1986). Como tal, foi necessário formular algumas questões pertinentes de modo a orientar a prática: 1) Como é que as crianças demonstram interesse pelas obras de arte e identificam elementos geométricos na obra de Mondrian?; 2) Como é que as atividades planeadas poderão promover aprendizagens significativas, ao nível da geometria? A recolha de dados ocorreu em sala de jardim-de-infância, numa instituição privada. Os instrumentos para esta recolha foram: a observação direta participante, as notas de campo, realizadas durante as atividades planeadas, para além de observação indireta, a partir da aplicação de questionário. A descrição e interpretação dos dados recolhidos permitiram um conjunto de respostas pedagógicas circunscritas ao tema, bem como a resultados que tendem a comprovar que as atividades em torno da obra de Mondrian, constituíram um ponto de partida fiável para a interdisciplinaridade pretendida. Originando interesse pedagógico na instituição e abrindo novas questões associadas a práticas futuras.
The present work establishes, as main research objective, the pedagogical intervention, in the preschool, applied to two levels of knowledge, present in OCEPE (Portugal, 2016), In the area of Expression and Communication: the field of Artistic Education, with emphasis on the subdomain of the Visual Arts, and the Mathematics domain, with emphasis on the Geometry component. In this report, which approached two distinct areas, the work of the painter Piet Cornelis Mondrian is discussed. Therefore, several activities were elaborated around his most famous work Composition with Red, Black, Blue and Yellow, of 1928. Deicher (2006). In this sense, I used, as methodology, field research, in the scope of qualitative research (Costa, 1986). As such, it was necessary to formulate some pertinent questions in order to guide the practice: 1) How do children show interest in works of art and identify geometric elements in Mondrian's work ?; 2) How can planned activities promote meaningful learning in terms of geometry? Data collection took place in kindergarten room, in a private institution. The instruments for this collection were: direct participant observation, field notes, carried out during planned activities, as well as indirect observation, from the application of a questionnaire.. The description and interpretation of the collected data allowed a set of pedagogical answers circumscribed to the theme, as well as results that tend to prove that the activities around the work of Mondrian, constituted a reliable starting point for the intended interdisciplinary. Originating pedagogical interest in the institution and opening new issues associated with future practices.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Expressão artística Artes visuais Matemática Geometria Artistic expression Visual arts Mathematics Geometry

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