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- O papel do educador de infância na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em jardim-de-infânciaPublication . Oliveira, Joana Alexandra Farelo de; Brito, Ana TeresaO presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Este trabalho final visa procurar respostas ao desafio que constitui a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em contextos regulares de educação de infância. A escolha do tema surge a partir da necessidade de melhor compreender e aprofundar questões relacionadas com o processo de inclusão, a legislação que o abrange, e o papel do educador na sua promoção. Visa ainda, de forma mais específica, compreender e identificar as práticas dos educadores de infância relativas à inclusão de crianças com NEE em jardim-de-infância, nomeadamente no contexto de realização do estágio final, numa instituição particular de solidariedade social em Lisboa. Com base nas questões de partida construídas - Como perspetivam os educadores de infância, deste contexto institucional, a sua experiência na inclusão de crianças com NEE?; Têm conhecimento sobre a legislação que contextualiza o processo de Inclusão?; Que práticas e estratégias utilizam para a viabilizar?; Que apoios e recursos elegem como fundamentais neste processo? - foi realizado um questionário, entregue às doze Educadoras de infância que constituem a equipa da instituição. Os dados recolhidos decorrem das suas respostas às questões colocadas, onde se destaca a defesa da inclusão como um direito de todas as crianças, mas também a preocupação e alguma insegurança em relação à sua concretização. Sublinha-se a importância da formação contínua, ao longo da vida, potenciadora de estratégias para viabilizar a inclusão enriquecendo o bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem de todas as crianças, com e sem NEE.
- A gestão de conflitos na formação pessoal e social em jardim-de-InfânciaPublication . Cardeira, Inês Isabel de Oliveira; Barone, António Fernando CorrêaÉ objetivo deste relatório analisar, fundamentar e refletir, criticamente, acerca do trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida no contexto de Jardim-de-Infância, com crianças dos três aos seis anos. Este relatório aborda a temática da gestão de conflitos por parte do educador e o seu papel no desenvolvimento pessoal e social da criança e do grupo. Do processo de intervenção surgiu o tema de investigação, a partir das observações das interações entre crianças e entre adultos e crianças, bem como das estratégias de resolução de conflitos utilizadas pela educadora cooperante e pelas crianças. Desta forma, pude identificar as necessidades e os interesses das crianças com o objetivo de planificar e implementar atividades adequadas e que, de alguma forma, pudessem diminuir a ocorrência de conflitos e melhorar a convivência entre as crianças no grupo. A revisão de literatura centra-se sobretudo na dicotomia educação participante versus educação transmissiva considerando autores como Folque, Niza, Katz e Jares, entre outros. As opções metodológicas pautam-se pela perspetiva qualitativa, utilizando a observação não participante e participante, complementada pelo questionário realizado à educadora cooperante e por um conjunto de categorias que classificam a intervenção face ao conflito e à formação pessoal e social da criança. A prática desenvolvida no terreno permitiu, juntamente com a fundamentação teórica, a análise a partir das categorias utilizadas. Considerando os contextos transmissivos em educação pré-escolar, conclui-se, pelo desenvolvimento pedagógico das práticas participativas, o interesse e a motivação das crianças em participar nas atividades e projetos realizados e compartilhados por estas. A ocorrência de conflitos tenderá então a ser vista como uma parte integrante do processo de desenvolvimento da criança, tornando-a responsável pelo mesmo.
- A arte plástica e a matemáticaPublication . Henriques, Bárbara Argêncio Xavier; Barone, António Fernando Corrêa; Limpo, PatríciaO presente trabalho, estabelece, como objetivo principal de pesquisa, a intervenção pedagógico, no pré-escolar, aplicada a dois planos do saber, presentes nas OCEPE (Portugal, 2016), na Área de Expressão e Comunicação: o domínio da Educação Artística, com ênfase no subdomínio das Artes Visuais, e o domínio da Matemática, com ênfase na componente Geometria. Neste relatório, em que se aproximou duas áreas distintas, aborda-se a obra do pintor Piet Cornelis Mondrian. Por conseguinte, foram elaboradas diversas atividades em torno da sua obra mais famosa – Composição com Vermelho, Preto, Azul e Amarelo, de 1928. Deicher (2006). Neste sentido, utilizei, como metodologia, a pesquisa de terreno, no âmbito da investigação qualitativa (Costa, 1986). Como tal, foi necessário formular algumas questões pertinentes de modo a orientar a prática: 1) Como é que as crianças demonstram interesse pelas obras de arte e identificam elementos geométricos na obra de Mondrian?; 2) Como é que as atividades planeadas poderão promover aprendizagens significativas, ao nível da geometria? A recolha de dados ocorreu em sala de jardim-de-infância, numa instituição privada. Os instrumentos para esta recolha foram: a observação direta participante, as notas de campo, realizadas durante as atividades planeadas, para além de observação indireta, a partir da aplicação de questionário. A descrição e interpretação dos dados recolhidos permitiram um conjunto de respostas pedagógicas circunscritas ao tema, bem como a resultados que tendem a comprovar que as atividades em torno da obra de Mondrian, constituíram um ponto de partida fiável para a interdisciplinaridade pretendida. Originando interesse pedagógico na instituição e abrindo novas questões associadas a práticas futuras.
- A transição de creche para jardim-de-infância: Práticas de educadoresPublication . Duarte, Inês Filipa Araújo; Barone, António Fernando Corrêa; Moreira, CecíliaO presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e resulta da realização de um estágio numa sala de jardim-de-infância (sala dos 3 anos), numa instituição particular de solidariedade social, na localidade de Portela de Sintra. Assente numa metodologia qualitativa, este estudo é o resultado de uma investigação desenvolvida com a participação dos encarregados de educação das salas de 2 e 3 anos e de todas as educadoras de infância da instituição. Os dados recolhidos decorrem dos questionários entregues aos encarregados de educação e às educadoras de infância, bem como da minha experiencia ao longo do estágio curricular e do registo de diversos diários de bordo. Desta forma, este estudo visou compreender e identificar as práticas dos educadores de infância relativamente ao momento da transição da última sala de creche para a primeira de jardim-de-infância, abarcando assim a construção de três questões norteadoras: - Como vêem os Educadores de Infância a sua prática pedagógica no processo de transição e como este é vivenciado?; - Como a transição é vivenciada entre Escola-Criança-Família?; - Que práticas têm os Educadores de Infância, na sala de Creche, para a concretização do processo de transição?. Este relatório revelou a necessidade de uma prática refletida acerca das transições da creche para o jardim-de-infância, enaltecendo, primeiramente a comunicação entre pais e educadores, e a necessidade destes últimos assumirem estratégias e iniciativas transformadoras, até um desenvolvimento curricular marcado pela reflexão sistemática, e quotidiana, da transição.
- Relação escola-família: Práticas educativas em contexto pré-escolarPublication . Matos, Mariana Rodrigues Garcias; Barone, António Fernando Corrêa; Limpo, PatríciaA temática deste estudo, relação escola-família, tem sido abordada ao longo dos tempos por diversos autores/investigadores nas áreas de Psicologia Educacional e da Pedagogia. Este é um tema que suscita variadas reflexões e debates, por constituir referências teóricas, e empíricas, fundamentais para o desenvolvimento científico nomeadamente no que diz respeito à Educação de Infância. Sendo a escola um complemento/continuidade da educação familiar, um espaço de socialização entre pares e de múltiplas aprendizagens, é fundamental que haja uma integração construtiva entre a escola e a família, estando esta integração dependente das opções pedagógicas que o educador dispõe no quotidiano escolar. Este trabalho pretende refletir acerca da intervenção pedagógica, que permite maior ou menor grau de envolvimento parental no que toca à parceria e/ou participação da família como co-formadora no processo de educação formal, para a cidadania e para a formação pessoal e social dos cidadãos, criança e família. O modelo de envolvimento parental, em Epstein (2004), bem como propostas da relação escola-família em Marques (1999; 2001), no plano do enquadramento teórico, e a recolha de dados e análise reflexiva das práticas observadas na instituição, assim como das práticas realizadas durante a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância, encontra apoio metodológico na observação participante (método qualitativo) e na utilização triangulada de questionários aos pais e da entrevista à educadora de infância.
- A transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico : análise e interpretação de práticas pedagógicas no pré-escolarPublication . Fernandes, Soraia Patricia da Conceição; Barone, António Fernando CorrêaO relatório tem como finalidade analisar e interpretar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Pré-Escolar, considerando a transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório tem por base o estágio na valência de Jardim-de-Infância/ Pré-Escolar, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os dois e cinco anos de idade. Este estudo adota uma abordagem teórica apoiada por autores especializados no tema, tendo, como finalidade, compreender as práticas pedagógicas, métodos, tendências e modelos utilizados na transição da criança, considerando-se estas, os seus pais e os seus educadores de infância, os intervenientes ativos no processo educativo da transição. As opções metodológicas utilizadas, na recolha de dados, foram organizadas segundo o método qualitativo, através de observação direta do objeto de estudo, sendo que esta permitiu toda a recolha de elementos para a realização das planificações usadas na intervenção pedagógica. Através de questionários aos educadores, foi possível a recolha de dados indiretos ao estudo.