Publication
Motivação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do 2º ano de escolaridade
dc.contributor.author | Rosa, Nádia Silva | |
dc.contributor.author | Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves | |
dc.date.accessioned | 2012-08-03T14:22:54Z | |
dc.date.available | 2012-08-03T14:22:54Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende caracterizar a motivação para a aprendizagem e as percepções de clima de sala de aula em crianças no início de escolaridade e estudar a sua diferenciação em função de variáveis como o género e o desempenho. Participaram no estudo 126 crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade do ensino básico, na região de Lisboa. Para cumprir os nossos objectivos houve necessidade de proceder à adaptação de instrumentos que se adaptassem ás características dos participantes. A escala de Motivação para a Aprendizagem ficou constituída por 4 dimensões: Prazer/Valor, Pressão, Competência Percebida e Reconhecimento Social. A escala de Clima de Sala de Aula contemplava duas dimensões: Suporte Social do professor e Suporte Social dos Colegas. No que se refere à percepção de clima de sala de aula, os nossos resultados não identificaram diferenças nem relativamente ao género, nem ao desempenho escolar. Estes alunos independentemente dos seus níveis de desempenho ou do género evidenciaram níveis positivos no suporte social, embora globalmente o nível de Suporte do Professor fosse sempre mais positivo que o dos Colegas. O perfil motivacional da globalidade dos participantes mostrou-se diferenciado, sendo o Prazer/Valor atribuído à aprendizagem a dimensão com valores mais elevados, seguindo-se o Reconhecimento Social. Estes estudantes evidenciaram sentir baixos níveis de Pressão/Tensão face às aprendizagens. À semelhança do relatado em alunos mais velhos, identificaram-se diferenças em função do desempenho sentindo os alunos com melhor desempenho, menos Pressão e mais Prazer/Valor face às aprendizagens. Não se verificaram quaisquer diferenças em relação ao género. | por |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1169-1184). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1610 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.title | Motivação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do 2º ano de escolaridade | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 1184 | por |
oaire.citation.startPage | 1169 | por |
oaire.citation.title | 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |