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A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade
dc.contributor.advisor | Martins, Margarida Alves | por |
dc.contributor.author | Santana, Maria Inácia Vidigal | |
dc.date.accessioned | 2011-09-26T20:30:07Z | |
dc.date.available | 2011-09-26T20:30:07Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | O presente estudo procura compreender como a escrita na escola, designadamente a revisão de textos realizada sistematicamente e em interacção, pode contribuir para a aprendizagem dos próprios processos de escrita pelas crianças, através da reflexão sobre a língua. Para isso foi realizado um estudo longitudinal de curta duração, num contexto escolar interactivo, em que a escrita, socialmente finalizada, era utilizada nas suas diversas funções. Numa amostra de doze crianças de uma turma do 3o ano de escolaridade, seis consideradas menos competentes na escrita e seis mais competentes, foi observada, ao longo do ano, a revisão de textos livres dos alunos, realizada individualmente por metade da amostra e em díades heterogéneas, em situação de co-elaboração, pela outra metade. Este processo iniciou-se com um pré-teste individual e terminou com um pós-teste realizado nas mesmas condições. Do pré para o pós teste foi analisada a evolução da consciência da tarefa de revisão, bem como os níveis textuais e linguísticos, os tipos de operações utilizados pelos alunos, comparando os resultados dos que trabalharam individualmente e a pares durante as revisões de textos ao longo do ano. Analisou-se ainda a interdiscursidade das díades para perceber os níveis de reflexão sobre a escrita desenvolvida pelos alunos. Verificou-se que as crianças da amostra evoluíram positivamente do início para o final do ano, no que se refere à consciência da tarefa, e registaram mais modificações de profundidade e semânticas. Comparando os dois grupos, verificaram-se, no final do ano, relativamente àqueles níveis textuais e linguisticos, valores significativamente superiores nas crianças que trabalharam a pares, designadamente nas menos competentes. Estes resultados apontam para a conclusão de que a instituição de rotinas de revisão de textos dos alunos, sobretudo em díades heterogéneas, inscritas em sistemas pedagógicos cooperativos, propicia níveis superiores de reflexão sobre a escrita, os quais concorrem para a apropriação de saberes e de competências no domínio da metatextualidade e da metalinguística, cumprindo, assim, a sua função epistémica. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/900 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Epistemologia | por |
dc.subject | Linguagem escrita | por |
dc.subject | Idade escolar | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Epistemology | por |
dc.subject | Written language | por |
dc.subject | School-age children | por |
dc.title | A função epistémica da escrita: Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do terceiro ano de escolaridade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |