Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto dos materiais didáticos no ensino da matemática numa turma do 3º ano do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
26390.pdf1.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo de 2019/2020, com o intuito de demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa instituição pública, numa turma de 3º ano de escolaridade. A temática do presente relatório é o “Impacto dos materiais didáticos no ensino da Matemática numa turma de 3º ano do ensino básico”. O tema surge pelo facto de os jogos didáticos oferecerem a competência de auxiliar no processo de aprendizagem da matemática, ao permitir a construção do conhecimento num caminho que vai do concreto à abstração de ideias. Assim, os jogos didáticos são o objeto deste estudo. Ao seguir um tipo de investigação qualitativa e, com recurso a uma observação direta participante e não participante, à análise documental e a instrumentos de recolha de dados (como o diário de bordo e o portefólio de estágio) busca-se, verificar o potencial que os jogos têm em motivar e facilitar a apreensão dos conteúdos matemáticos por parte das crianças, através da implementação de quatro atividades planificadas e implementadas por mim na prática de ensino supervisionado. As conclusões retiradas da análise dos resultados sobre a Prática de Ensino Supervisionado e das atividades dinamizadas com os alunos, permitiram verificar que as crianças se mostram interessadas em participar em atividades lúdicas com recurso a jogos didáticos, tendo em conta que estes lhes possibilitam uma aprendizagem mais ativa e lúdica.
The present report is based on the Pre-School Education and Teaching Masters degree of the Primary School in the academic year 2019/2020. The primary goal of this research is report the work developed during the supervised practice, in a group of 3rd grade class., held in a public school The main subject of this report is “The impact of the didactic materials used on Mathematics education in a 3rd grade class’’. This is an important topic due to the competence offered by the didactic games through the Mathematic learning process, by allowing the knowledge construction on a path that goes from concrete to the abstraction of ideas. Therefore, educational games are the object of this study. For this study it was followed a type of qualitative research and it was used direct and non-direct participants. Also using several data collection instruments such as the logbook and the internship portfolio, on which we seek to verify the potential that the games are intended to motivate and facilitate children's understanding of mathematical content. In order to achieve conclusions, I reach the implementation of four activities planned on a supervised teaching practice. The conclusions taken from the analysis of the results on the Supervised Teaching Practice and from the activities carried out with the students, allowed us to verify that the children are interested in participating in recreational activities using educational games, taking into account that these enable them to learn more active and playful.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

Keywords

Materiais didáticos Jogos didáticos Motivação Aprendizagem Mathematic didactics Educational games Motivation Learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue