Publication
Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves | |
dc.contributor.author | Ricardo, Ana Filipa Mendes | |
dc.date.accessioned | 2015-09-29T09:44:48Z | |
dc.date.available | 2015-09-29T09:44:48Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.description.abstract | Com o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática e as suas percepções sobre o clima de sala de aula, em função das variáveis de género, desempenho escolar, comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e percepção de clima de sala de aula, foi realizada uma investigação quantitativa de carácter correlacional, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de Lisboa. Foram utilizadas duas escalas, uma que avalia a percepção do clima de sala de aula “Na Sala de Aula de Matemática” e outra que avalia a motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina de matemática “Eu e a Matemática”. Os dados evidenciaram diferenças significativas nos níveis motivacionais dos alunos nas variáveis: rendimento académico, comportamentos disruptivos e género. Alunos com melhores notas apresentam níveis motivacionais mais elevados e alunos com mais comportamentos disruptivos apresentam níveis motivacionais mais baixos. Quanto ao género as alunas revelaram níveis motivacionais mais elevados. Foram também encontradas diferenças significativas nas percepções do clima de sala de aula em função das variáveis rendimento escolar e comportamentos disruptivos. Alunos com melhores notas apresentam percepções de clima de sala de aula mais positivas. E alunos com mais comportamentos disruptivos apresentam percepções de clima de sala de aula menos positivas. Verificaram-se ainda correlações positivas entre os níveis de motivação e as percepções de clima de sala de aula, alunos com níveis motivacionais mais elevados apresentam percepções de clima de sala de aula positivas. | pt_PT |
dc.description.abstract | In order to verify and analyze the relationship between students' motivation to learn mathematics and the perception of classroom environment we have performed a correlational quantative research, attended by 390 students of 3rd cycle in two different schools of the Lisbon region. We used two scales in order to evaluate the perception of classroom environment in classroom Mathematics and students’ motivation for learning the discipline of Mathmatics: "In Classroom Math” and "Me and Mathematics". The data showed that there are significant differences in motivational levels of students according to academic performance variables, gender and disruptive behavior. Therefore, the analysis showed that students with better grades have higher motivational levels. Students of the female gender have higher motivation levels than the students of the masculine gender. And students who have more disruptive behavior have lower motivational levels. The data also showed significant differences in students' perceptions of classroom environment on the basis of academic achievement variables and disruptive behavior. Thus, students with better grades have perceptions of classroom environment more positive. Students with more disruptive behavior present perceptions of classroom environment less positive. Finally, the analysis of the data indicated that there is positive correlations between levels of motivation and perceptions of classroom environment. And so, we find that students who have motivational levels have higher perceptions of classroom environment positive. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/3994 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Clima de sala de aula | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Rendimento académico | pt_PT |
dc.subject | Comportamentos disruptivos | pt_PT |
dc.subject | Classroom environment | pt_PT |
dc.subject | Motivation | pt_PT |
dc.subject | Mathematics | pt_PT |
dc.subject | Academic performance | pt_PT |
dc.subject | Disruptive behavior | pt_PT |
dc.title | Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Educacional | pt_PT |