Repository logo
 
Publication

Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorRicardo, Ana Filipa Mendes
dc.date.accessioned2015-09-29T09:44:48Z
dc.date.available2015-09-29T09:44:48Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractCom o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática e as suas percepções sobre o clima de sala de aula, em função das variáveis de género, desempenho escolar, comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e percepção de clima de sala de aula, foi realizada uma investigação quantitativa de carácter correlacional, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de Lisboa. Foram utilizadas duas escalas, uma que avalia a percepção do clima de sala de aula “Na Sala de Aula de Matemática” e outra que avalia a motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina de matemática “Eu e a Matemática”. Os dados evidenciaram diferenças significativas nos níveis motivacionais dos alunos nas variáveis: rendimento académico, comportamentos disruptivos e género. Alunos com melhores notas apresentam níveis motivacionais mais elevados e alunos com mais comportamentos disruptivos apresentam níveis motivacionais mais baixos. Quanto ao género as alunas revelaram níveis motivacionais mais elevados. Foram também encontradas diferenças significativas nas percepções do clima de sala de aula em função das variáveis rendimento escolar e comportamentos disruptivos. Alunos com melhores notas apresentam percepções de clima de sala de aula mais positivas. E alunos com mais comportamentos disruptivos apresentam percepções de clima de sala de aula menos positivas. Verificaram-se ainda correlações positivas entre os níveis de motivação e as percepções de clima de sala de aula, alunos com níveis motivacionais mais elevados apresentam percepções de clima de sala de aula positivas.pt_PT
dc.description.abstractIn order to verify and analyze the relationship between students' motivation to learn mathematics and the perception of classroom environment we have performed a correlational quantative research, attended by 390 students of 3rd cycle in two different schools of the Lisbon region. We used two scales in order to evaluate the perception of classroom environment in classroom Mathematics and students’ motivation for learning the discipline of Mathmatics: "In Classroom Math” and "Me and Mathematics". The data showed that there are significant differences in motivational levels of students according to academic performance variables, gender and disruptive behavior. Therefore, the analysis showed that students with better grades have higher motivational levels. Students of the female gender have higher motivation levels than the students of the masculine gender. And students who have more disruptive behavior have lower motivational levels. The data also showed significant differences in students' perceptions of classroom environment on the basis of academic achievement variables and disruptive behavior. Thus, students with better grades have perceptions of classroom environment more positive. Students with more disruptive behavior present perceptions of classroom environment less positive. Finally, the analysis of the data indicated that there is positive correlations between levels of motivation and perceptions of classroom environment. And so, we find that students who have motivational levels have higher perceptions of classroom environment positive.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3994
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectClima de sala de aulapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectRendimento académicopt_PT
dc.subjectComportamentos disruptivospt_PT
dc.subjectClassroom environmentpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectAcademic performancept_PT
dc.subjectDisruptive behaviorpt_PT
dc.titleMotivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
14728.pdf
Size:
2.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: