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E os alunos, também podem ajudar? Um estudo de caso sobre a mediação de pares como prática pedagógica para a inclusão de alunos migrantes

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Abstract(s)

O crescimento dos fenómenos migratórios acarreta desafios para as sociedades contemporâneas, nomeadamente ao nível da inclusão dos jovens migrantes nos sistemas educativos dos países recetores. A mediação de pares apresenta resultados positivos na promoção da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, não existindo dados quanto à sua eficácia face a alunos migrantes. Esta investigação tem como objetivo explorar as práticas pedagógicas utilizadas para a inclusão de alunos migrantes através da mediação de pares. Para tal, decidiu-se realizar um estudo de caso, no qual foram realizadas observações em sala de aula e noutros contextos educativos, bem como entrevistas aos vários participantes e um sociograma da turma em análise. Para a recolha dos dados foram construídas duas grelhas de observação, 14 guiões de entrevista e um sociograma. Constituíram-se como participantes desta investigação 17 alunos nativos e não nativos de uma turma do 5º ano e os respetivos professores de 6 disciplinas. A partir da análise dos dados recolhidos foi possível construir uma categorização para as práticas de mediação que se podem dividir quanto à sua natureza, em práticas de mediação diretas e indiretas. No âmbito das práticas diretas, verificou-se uma variedade reduzida, sendo as mentorias são as mais comuns. Ainda, foi possível verificar que os professores possuem crenças distintas quanto ao papel das práticas de mediação de pares, diretas e indiretas, na inclusão de todos os alunos. Os resultados desta investigação sugerem que os pares podem ser um recurso para a inclusão de alunos migrantes em ambiente escolar.
ABSTRACT: The growth of migration brings new challenges to the contemporary societies, especially regarding the inclusion of migrant children and teenagers on the education system of the host countries. Peer mediation strategies have shown to be effective in promoting the inclusion of children with special educational needs in mainstream classrooms, but the evidence about its effects with migrant students is scarce or nonexistent. The aim of this investigation is to explore teaching practices which promote the inclusion of migrant students through peer mediation. To achieve this goal, a case study investigation was designed which encompasses classroom observations, interviews and a sociogram. To gather data two observation grids where built, as well as fourteen interview scripts and a sociogram. This study involved 17 native and nonnative students of a fifth grade class and 6 teachers. From the analysis of the data it was possible to categorize the teaching strategies according to its nature, direct mediation strategies and indirect mediation strategies, with peer-mentoring schemes being the most common. Furthermore, the data suggest that teachers hold different beliefs regarding the role of peer mediation strategies as a tool to foster migrant students’ inclusion in the classroom. The results of this study suggests that peer mediation strategies may be an important resource to promote the inclusion of migrant student. Other implications of this study are further discussed.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Forense

Keywords

Migração Inclusão Pares Mediação Migration Inclusion Peers Mediation

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