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- E os alunos, também podem ajudar? Um estudo de caso sobre a mediação de pares como prática pedagógica para a inclusão de alunos migrantesPublication . Leite, Guilherme Duarte Baltazar; Gaitas, SérgioO crescimento dos fenómenos migratórios acarreta desafios para as sociedades contemporâneas, nomeadamente ao nível da inclusão dos jovens migrantes nos sistemas educativos dos países recetores. A mediação de pares apresenta resultados positivos na promoção da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, não existindo dados quanto à sua eficácia face a alunos migrantes. Esta investigação tem como objetivo explorar as práticas pedagógicas utilizadas para a inclusão de alunos migrantes através da mediação de pares. Para tal, decidiu-se realizar um estudo de caso, no qual foram realizadas observações em sala de aula e noutros contextos educativos, bem como entrevistas aos vários participantes e um sociograma da turma em análise. Para a recolha dos dados foram construídas duas grelhas de observação, 14 guiões de entrevista e um sociograma. Constituíram-se como participantes desta investigação 17 alunos nativos e não nativos de uma turma do 5º ano e os respetivos professores de 6 disciplinas. A partir da análise dos dados recolhidos foi possível construir uma categorização para as práticas de mediação que se podem dividir quanto à sua natureza, em práticas de mediação diretas e indiretas. No âmbito das práticas diretas, verificou-se uma variedade reduzida, sendo as mentorias são as mais comuns. Ainda, foi possível verificar que os professores possuem crenças distintas quanto ao papel das práticas de mediação de pares, diretas e indiretas, na inclusão de todos os alunos. Os resultados desta investigação sugerem que os pares podem ser um recurso para a inclusão de alunos migrantes em ambiente escolar.
- Validação do questionário de grupo para a população portuguesaPublication . Pinheiro, Inês Andrade; Gonzalez, António José César de AlmeidaO presente trabalho visa a validação de um instrumento de avaliação em contexto de terapias de grupo. Está inserido numa investigação em colaboração com a Clínica Ispa e o OQ Measures Group, para se obter a versão portuguesa do Group Questionnaire. Para esse efeito, o objetivo do estudo é a avaliação das qualidades psicométricas deste instrumento em termos de sensibilidade, fiabilidade, validades convergente e divergente, e a sua replicação para a população portuguesa. Neste estudo participaram 270 indivíduos de grupos clínicos e não clínicos em que 61.9% (N = 167) são pessoas do género feminino, 35.9% (N = 97) são pessoas do género masculino, e 2.2% (N = 6) são pessoas não-binárias, com idades compreendidas entre os 17 anos e os 66 anos (M = 24.35; DP = 8.97). Com vista a chegar ao máximo de participantes possível, foi criada, a partir do Google Forms, a versão online do questionário que foi respondida voluntariamente pelos participantes. O questionário apresentou muito bons valores de fiabilidade. Foram também validadas, a fiabilidade compósita e as validades convergente e divergente. Os resultados não permitiram validação, mas indicam que há um modelo capaz de explicar os dados da amostra para o contexto português. Serão necessários mais estudos com amostras clínicas e não clínicas de maiores dimensões para garantir a validação e permitir a utilização de um instrumento prático, acessível e bastante robusto para estudar a relação terapêutica em contexto de terapia de grupo.
- O efeito do teatro playback no bem-estar mental e na empatiaPublication . Brito, Bruno Miguel Rodrigues de; Gonzalez, António José César de AlmeidaO Teatro Playback (TP) é uma forma de teatro de improviso onde um grupo de espetadores relatam narrativas pessoais que são seguidas de uma representação por uma equipa de atores e músicos. Apesar de a literatura mostrar os efeitos das artes criativas na melhoria de diversas variáveis associadas ao bem-estar, e existindo múltiplas evidências de que o TP também é um fator maximizador deste estado pleno, encontrou-se uma certa carência de estudos quantitativos que corroborem esta ligação. A presente investigação pretende adicionar à literatura evidências quantitativas da relação entre o TP, o bem-estar mental e a empatia. A base deste estudo foi um ensaio controlado aleatório, com pré-teste e pós-teste, numa intervenção de 12 sessões, seguido de outras duas intervenções quasi-experimentais. A amostra consistiu na junção de três grupos em diferentes estudos de TP, sendo analisado um grupo que é a junção dos 3 estudos (3E) e outro que é somente a junção do estudo 1 e 3 (2E). A amostra no grupo 3E consiste em 74 participantes no grupo de controlo e 48 no grupo experimental. Já no grupo 2E, a amostra consiste em 37 participantes no grupo de controlo e 32 no grupo experimental. Foi verificado uma melhoria significativa no grupo experimental sobre o bem-estar mental e na subescala de empatia cognitiva em ambos os grupos (3E e 2E), não se verificando efeitos estatisticamente significativos na empatia e na subescala empatia afetiva. Os resultados encontrados, limitações no presente estudo e possíveis investigações futuras são discutidas.