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Desenvolvimento curricular e didática

dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra
dc.contributor.authorSilva, Carlos Fernandes da
dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.date.accessioned2018-06-08T15:37:42Z
dc.date.available2018-06-08T15:37:42Z
dc.date.issued2015-12
dc.description.abstractO “comportamento verbal” concretiza-se porque, por um lado, existe um sistema de princípios e condições que por si só são considerados os elementos inerentes a todas as línguas naturais, determinados pela necessidade biológica, mas, por outro lado, esses elementos integram uma relação dinâmica de eventos que constituem o contexto do sujeito. Os eventos não se restringem às estruturas cerebrais (a perspetiva mentalista), mas também a aspetos externos e que se apresentam como conjunto de estímulos a ser discriminado- meio ambiente (a perspetiva funcional). Após uma breve revisão teórica de conceitos e de processos de descodificação fonética, serão apresentados resultados de alunos portugueses imigrantes com idades compreendidas entre os 8 e os 30 anos de idade, decorrentes da aplicação da bateria de testes de descodificação fonética (provas de identificação de pares mínimos, segmentação, reconstrução fonémica, identificação sintática, audição dicótica). A discussão foca especificamente o desempenho de sujeitos aprendentes de Português Língua Segunda relativamente aos testes de segmentação de palavras (soletração) e de identificação de pares mínimos. Este modelo de engenharia didática, na área específica da didática das línguas segundas, assume-se com uma medida importante para monitorizar a evolução e o estado da proficiência e competência geral linguística dos alunos ao longo do ano letivo, a ser conduzido pelos professores.pt_PT
dc.description.abstractRèsume: Le «comportement verbal” est matérialisé parce que, d’une part, il y a un système de principes et de conditions qui sont considérés comme des éléments inhérents à toutes les langues naturelles, déterminé par le besoin biologique, mais d’autre part, ceux éléments là comprennent une liste dynamique d’événements qui constituent le cadre du sujet. Les événements ne sont pas uniquement limités aux structures du cerveau (la perspective mentaliste) mais aussi aux aspects externes qui se présentent comme un ensemble de stimuli a être discriminé dans une perspective environnemental (du point de vue fonctionnel). Après une brève révision des concepts théoriques et des processus de décodage phonétiques seront présentés les résultats des élèves immigrants portugais âgés entre 8 et 30 ans, par l´utilisation d´une batterie de tests de décodage phonétique (des épreuves d’identification de paires minimales, de segmentation, de reconstruction phonémique, d’identification syntaxique, d’audition dichotique). La discussion se focalise spécifiquement sur la performance des apprenants sujets de langue portugaise comme langue deuxième relativement aux tests de segmentation des mots (orthographe) et des paires d’identification minimum. Ce modèle d’ingénierie didactique, dans le domaine spécifique de l’enseignement de langues secondes, peut être important dans le processus de surveillance par le professeur des progrès et l’état de la compétence linguistique et la compétence globale des élèves tout au long de l’année scolaire.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The verbal behaviour is achieved because, in one hand, there is a system of principles and conditions, which are considered as universals behind all the human languages, supported by the biological need, but, in other hand, those elements are part of the dynamic relation of events which constitutes the individual’s context. Those events are not only the brain structures (the mentalist perspective), but also the elements that generate the stimuli context to be discriminated - environment (the functional perspective). After theoretical revision of concepts and about phonetic decoding processes, will be presented results from the tests battery application on phonetic decoding (minimum pairs, segmentation, phonemic blending, sintactical identification, dichotic hearing). The discussion focused specifically on the achievement of second language learners regarding the segmentation (spelling task) and minimum pairs judgment tests.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIndagatio Didactica, vol. 7(4), 2015pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6410
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervenção educativapt_PT
dc.subjectInstrumento de avaliaçãopt_PT
dc.subjectPerceção fonéticapt_PT
dc.subjectLíngua segundapt_PT
dc.subjectIntervention éducativept_PT
dc.subjectOutil d’évaluationpt_PT
dc.subjectPerception phonetiquept_PT
dc.subjectLangue deuxièmept_PT
dc.subjectEducative interventionpt_PT
dc.subjectAssessment instrumentpt_PT
dc.subjectPhonetic perceptionpt_PT
dc.subjectSecond languagept_PT
dc.titleDesenvolvimento curricular e didáticapt_PT
dc.title.alternativePrograma de avaliação de descodificação fonética em português língua segundapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage126pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage108pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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