Publication
Programas educativos: Algumas reflexões
dc.contributor.author | Mendes, Teresa | |
dc.contributor.author | Lemos, Isabel | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Odete | |
dc.date.accessioned | 2014-03-22T12:17:46Z | |
dc.date.available | 2014-03-22T12:17:46Z | |
dc.date.issued | 1990 | |
dc.description.abstract | Desde finais da década de 50 que nos países tecnologicamente mais avançados as sucessivas conquistas no campo das tecnologias da informação têm vindo a ser estímulo para o desenvolvimento e utilização de novas abordagens pedagógicas. As escolas têm sido equipadas com computadores e programas e tem havido a preocupação de proporcionar aos professores a formação indispensável. Também em muitas das nossas escolas os computadores e os programas educativos já entraram, e se vêm desenvolvendo esforços no sentido de se proporcionarem condições indispensáveis à formação dos professores. É, portanto, tempo de reflectirmos sobre: - que tipos de programas educativos desejamos; - que relação entre a multiplicidade dos objectivos que determinam a selecção de estratégias e actividades de aprendizagem e os diferentes tipos de programas educativos; - que relação entre os diferentes tipos de programas que têm vindo a ser desenvolvidos e as teorias da aprendizagem que influenciam a formação dos nossos professores; - qual a metodologia de desenvolvimento de programas educativos que, por um lado, implique a utilização das potencialidades técnicas do computador e, por outro, permita a persecução dos objectivos pedagógicos que determinaram o seu desenvolvimento. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Considering the growing importance of computers and educational applications in Portuguese school, schools as well as the effort to create conditions to adequate teacher’s training, we need to think about: - the kind of educational software we want; - the relationship between the multiple purposes determining the selection of strategies and learning activities and the various types of educational software; - the relationship between the various applications being developed and the learning theories influencing the training of our teachers; - the methodologies for developing educational software are best suited to a full use of the machine’s possibilities and, at the same time, are consistent with the educational strategies that determined the development of those applications. | por |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 8, 13-23 | por |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/2727 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.title | Programas educativos: Algumas reflexões | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 23 | por |
oaire.citation.startPage | 13 | por |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | por |
oaire.citation.volume | 8 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |