Repository logo
 
Publication

Programas educativos: Algumas reflexões

dc.contributor.authorMendes, Teresa
dc.contributor.authorLemos, Isabel
dc.contributor.authorPinheiro, Odete
dc.date.accessioned2014-03-22T12:17:46Z
dc.date.available2014-03-22T12:17:46Z
dc.date.issued1990
dc.description.abstractDesde finais da década de 50 que nos países tecnologicamente mais avançados as sucessivas conquistas no campo das tecnologias da informação têm vindo a ser estímulo para o desenvolvimento e utilização de novas abordagens pedagógicas. As escolas têm sido equipadas com computadores e programas e tem havido a preocupação de proporcionar aos professores a formação indispensável. Também em muitas das nossas escolas os computadores e os programas educativos já entraram, e se vêm desenvolvendo esforços no sentido de se proporcionarem condições indispensáveis à formação dos professores. É, portanto, tempo de reflectirmos sobre: - que tipos de programas educativos desejamos; - que relação entre a multiplicidade dos objectivos que determinam a selecção de estratégias e actividades de aprendizagem e os diferentes tipos de programas educativos; - que relação entre os diferentes tipos de programas que têm vindo a ser desenvolvidos e as teorias da aprendizagem que influenciam a formação dos nossos professores; - qual a metodologia de desenvolvimento de programas educativos que, por um lado, implique a utilização das potencialidades técnicas do computador e, por outro, permita a persecução dos objectivos pedagógicos que determinaram o seu desenvolvimento.por
dc.description.abstractABSTRACT: Considering the growing importance of computers and educational applications in Portuguese school, schools as well as the effort to create conditions to adequate teacher’s training, we need to think about: - the kind of educational software we want; - the relationship between the multiple purposes determining the selection of strategies and learning activities and the various types of educational software; - the relationship between the various applications being developed and the learning theories influencing the training of our teachers; - the methodologies for developing educational software are best suited to a full use of the machine’s possibilities and, at the same time, are consistent with the educational strategies that determined the development of those applications.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 8, 13-23por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2727
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleProgramas educativos: Algumas reflexõespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage23por
oaire.citation.startPage13por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume8por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1990_1_13.pdf
Size:
851.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: