Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programas educativos: Algumas reflexões

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1990_1_13.pdf851.99 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Desde finais da década de 50 que nos países tecnologicamente mais avançados as sucessivas conquistas no campo das tecnologias da informação têm vindo a ser estímulo para o desenvolvimento e utilização de novas abordagens pedagógicas. As escolas têm sido equipadas com computadores e programas e tem havido a preocupação de proporcionar aos professores a formação indispensável. Também em muitas das nossas escolas os computadores e os programas educativos já entraram, e se vêm desenvolvendo esforços no sentido de se proporcionarem condições indispensáveis à formação dos professores. É, portanto, tempo de reflectirmos sobre: - que tipos de programas educativos desejamos; - que relação entre a multiplicidade dos objectivos que determinam a selecção de estratégias e actividades de aprendizagem e os diferentes tipos de programas educativos; - que relação entre os diferentes tipos de programas que têm vindo a ser desenvolvidos e as teorias da aprendizagem que influenciam a formação dos nossos professores; - qual a metodologia de desenvolvimento de programas educativos que, por um lado, implique a utilização das potencialidades técnicas do computador e, por outro, permita a persecução dos objectivos pedagógicos que determinaram o seu desenvolvimento.
ABSTRACT: Considering the growing importance of computers and educational applications in Portuguese school, schools as well as the effort to create conditions to adequate teacher’s training, we need to think about: - the kind of educational software we want; - the relationship between the multiple purposes determining the selection of strategies and learning activities and the various types of educational software; - the relationship between the various applications being developed and the learning theories influencing the training of our teachers; - the methodologies for developing educational software are best suited to a full use of the machine’s possibilities and, at the same time, are consistent with the educational strategies that determined the development of those applications.

Description

Keywords

Citation

Análise Psicológica, 8, 13-23

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License