Repository logo
 
Publication

Crianças emocionalmente competentes - Desenvolvimento de competências emocionais em contextos de educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorParreiras, Tatiana Celeste Costa Amaral
dc.date.accessioned2024-07-31T14:18:41Z
dc.date.available2024-07-31T14:18:41Z
dc.date.issued2024-07-16
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9785/2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 93 de 13 maio 2022pt_PT
dc.description.abstractEste estudo centra-se na reflexão sobre a prática dos profissionais para o desenvolvimento das competências emocionais das crianças em contexto de educação de infância, com enfoque nas faixas etárias de 3 e 4 anos. Realizou-se no âmbito de um estágio que decorreu numa sala de jardim de infância com um grupo etário heterogéneo composto por 20 crianças. O estudo aborda dois eixos orientadores: (I) como as crianças na faixa etária dos 3/4 anos conhecem, expressam e regulam as suas emoções, quais os principais aspetos a serem observados e se existem diferenças nas suas competências emocionais?; (II) quais as estratégias que podem ser implementadas por profissionais de educação para promover o desenvolvimento das competências emocionais em crianças de 3/4 anos, e como fazer a diferenciação consoante as características e necessidades das crianças? A metodologia utilizada foi qualitativa, recorrendo a técnicas e instrumentos de observação, sustentada por meio de notas de campo e entrevistas realizadas às profissionais de sala. Os resultados mostram que o desenvolvimento de competências emocionais em crianças de 3 e 4 anos está associado a práticas educativas específicas e à reflexão constante dos profissionais sobre as mesmas. A promoção de competências emocionais envolve a contextualização e individualização das intervenções, bem como a capacidade dos educadores de ajustarem as suas práticas para atender às necessidades das crianças. Atividades como mindfulness, jogos simbólicos, leituras de histórias e dramatização, além de rotinas de escuta ativa e mediação de conflitos, são destacados como fundamentais. Estes resultados são consistentes com a literatura, que destaca a importância da reflexão sistemática e da prática educativa sensível às necessidades das crianças para o desenvolvimento de competências emocionais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study focuses on reflecting on the practice of professionals in developing children's emotional competences in the context of early childhood education, with a focus on the 3- and 4-year-old age groups. It was carried out as part of an internship that took place in a kindergarten classroom with a heterogeneous age group of 20 children. The study has two main themes: (I) how do children in the 3/4 age group know, express and regulate their emotions, what are the main aspects to be observed and are there differences in their emotional competences; (II) what strategies can be implemented by education professionals to promote the development of emotional competences in 3/4-year-olds, and how can they differentiate according to the children's characteristics and needs? The methodology used was qualitative, using observation techniques and instruments, supported by field notes and interviews with classroom professionals. The results show that the development of emotional competences in 3- and 4-year-olds is associated with specific educational practices and constant reflection on these by professionals. Promoting emotional skills involves contextualizing and individualizing interventions, as well as educators' ability to adjust their practices to meet children's needs. Activities such as mindfulness, symbolic games, reading stories and dramatization, as well as active listening routines and conflict mediation, are highlighted as fundamental. These results are consistent with the literature which emphasizes the importance of systematic reflection and educational practice that is sensitive to children's needs for the development of emotional competences.pt_PT
dc.identifier.tid203668278pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9884
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências emocionaispt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEmotional competencespt_PT
dc.subjectEducational practicespt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.titleCrianças emocionalmente competentes - Desenvolvimento de competências emocionais em contextos de educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27427_Tatiana Parreiras_RPES.pdf
Size:
674.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: