Repository logo
 
Publication

As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações

dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorMatta, Isabel
dc.date.accessioned2017-01-28T11:30:07Z
dc.date.available2017-01-28T11:30:07Z
dc.date.issued1989
dc.description.abstractO objectivo deste trabalho foi estudar as representações de crianças do bairro de Alfama/Lisboa (enquadrada num projecto mais lato de investigação/ intervenção educativa nesta zona) sobre dois contextos educativos contrastados: escola e centro de actividades de tempos livres. Partimos da seguinte interrogação: Em que medida e como é que as crianças ao nível das suas representações ligam contextos educativos a sequências interactivas diferenciadas. Utilizámos uma metodologia inovadora no estudo das representações - registo e análise de dramatizações com fantoches. Centrámos a nossa atenção em variáveis ligadas a gestão, instrução, avaliação, feed-back e comportamento. Procedemos a dois tipos de análise: importância relativa destas variáveis em cada um dos contextos educativos. Análise qualitativa dos comportamentos interactivos que ocorrem em cada uma destas situações. Concluimos da existência de uma diferença significativa entre as formas de representação da escola e centro de actividades de tempos livres nomeadamente ao nível das frequências de comportamentos relativos às diferentes categorias de análise, ao nível da possibilidade da participação sentida pelas crianças na gestão, e ao nível do tipo de feed-back.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 7, 393-402.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5225
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInexistentept_PT
dc.titleAs concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizaçõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage402pt_PT
oaire.citation.startPage393pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP-1989_123_393.pdf
Size:
683.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: