Repository logo
 
Publication

Factores persuasivos em contexto terapĂȘutico

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGarcia-Marques, Teresa
dc.contributor.authorAlmeida, Joana Isabel Ramos de
dc.date.accessioned2022-02-10T11:18:58Z
dc.date.available2022-02-10T11:18:58Z
dc.date.issued2021-12-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractNa atualidade, observa-se uma procura incessante de terapia, tornando-se fundamental perceber quais os fatores persuasivos que promovem a continuidade do tratamento em contexto terapĂȘutico. A literatura do campo de persuasĂŁo destaca nĂŁo apenas critĂ©rios relevantes, mas tambĂ©m outras caracterĂ­sticas do contexto que poderiam passar por irrelevantes como tendo um papel na atitude das pessoas. Neste caso fatores como a idade do terapeuta ou a limpeza do seu consultĂłrio poderiam influenciar o desenvolvimento do processo terapĂȘutico. Neste trabalho procuramos perceber quais as caracterĂ­sticas do terapeuta e, do seu consultĂłrio que podem ter relevĂąncia persuasiva para o envolvimento e resultado de um processo terapĂȘutico. Neste estudo utilizou-se uma amostra aleatĂłria de 51 participantes, sendo aplicado um questionĂĄrio que integra questĂ”es sobre caracterĂ­sticas do terapeuta, nomeadamente, idade, gĂ©nero, aparĂȘncia, atratividade fĂ­sica, agradabilidade no trato, relação empĂĄtica, calma, entusiasmo, empenho e credibilidade; e caracterĂ­sticas do consultĂłrio, como ambiente agradĂĄvel, descontraĂ­do, com a presença de diploma, limpo, confortĂĄvel, com decoração apropriada, espaço adequado, arejado, iluminado e grau de insonorização. Acedeu-se a avaliação dessas caracterĂ­sticas e da sua relevĂąncia quer par ao primeiro contato terapĂȘutico (M1) quer para o Ășltimo (M2). Na anĂĄlise de dados, analisamos a avaliação e relevĂąncia relativa de cada uma das variĂĄveis em estudo e comparĂĄmos as avaliaçÔes realizadas em M1 e M2, analisamos se poderiam ter influĂȘncia na escolha do terapeuta e, consequentemente na satisfação com o processo terapĂȘutico. Os participantes salientaram no terapeuta a sua agradabilidade, empatia e calma e no consultĂłrio o seu grau de limpeza, conforto, adequação e insonorização. A relevĂąncia da idade e da agradabilidade do terapeuta aumenta do M1 para o M2, e da limpeza do consultĂłrio diminui no M2 enquanto a insonorização aumenta. Existe uma relação entre a avaliação positiva das caracterĂ­sticas do terapeuta e a satisfação final com o processo terapĂȘutico. Os dados sĂŁo discutidos nas suas relaçÔes com a anterior literatura e suas implicaçÔes prĂĄticas.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, there is an incessant search for therapy, making it essential to understand which persuasive factors promote the continuity of treatment in a therapeutic context. The literature in the field of persuasion highlights not only relevant criteria, but also other contextual features that could pass as irrelevant as having a role in people's attitudes. In this case, factors such as the age of the therapist or the cleanliness of his office could influence the development of the therapeutic process. In this work, we seek to understand which characteristics of the therapist, and of his office, may have persuasive relevance for the involvement and result of a therapeutic process. In this study, a random sample of 51 participants was used, and a questionnaire was applied that includes questions about the therapist's characteristics, namely, age, gender, appearance, physical attractiveness, pleasantness in the treatment, empathetic relationship, calm, enthusiasm, commitment and credibility; and characteristics of the office, such as a pleasant, relaxed environment, with the presence of a diploma, clean, comfortable, with appropriate decoration, adequate space, airy, light and soundproofing. The evaluation of these characteristics and their relevance was accessed both for the first therapeutic contact (M1) and for the last (M2). In the data analysis, we analyzed the assessment and relative relevance of each of the variables under study and compared the assessments carried out in M1 and M2, we analyzed whether they could influence the choice of therapist and the consequent satisfaction with the therapeutic process. Participants highlighted their pleasantness, empathy and calm in the therapist, and in the office their degree of cleanliness, comfort, adequacy and soundproofing. The relevance of the therapist's age and pleasantness increases from M1 to M2, and office cleanliness decreases in M2 while soundproofing increases. There is a relationship between the positive evaluation of the therapist's characteristics and the final satisfaction with the therapeutic process. The data are discussed in relation to previous literature and its practical implicationspt_PT
dc.identifier.tid202888983pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8544
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPersuasĂŁopt_PT
dc.subjectCaracterĂ­sticas do terapeutapt_PT
dc.subjectCaracterĂ­sticas do consultĂłriopt_PT
dc.subjectFactores persuasivospt_PT
dc.subjectComunicação persuasivapt_PT
dc.subjectPersuasionpt_PT
dc.subjectTherapist characteristicspt_PT
dc.subjectOffice characteristicspt_PT
dc.subjectPersuasive factorspt_PT
dc.subjectPersuasive communicationpt_PT
dc.titleFactores persuasivos em contexto terapĂȘuticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27711.pdf
Size:
918.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format