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Estilos educativos parentais e ajustamento psicológico na adolescência: Uma abordagem dimensional

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O presente trabalho desenvolveu-se através de uma abordagem dimensional, com o objetivo de compreender que relações se estabelecem entre os estilos educativos parentais percebidos pelos adolescentes e o seu ajustamento psicológico, a par de paralelamente, se propor a analisar como se caracterizam e diferenciam estes constructos mediante o efeito de algumas variáveis. Este estudo de design transversal estruturou-se através de uma metodologia de carácter quantitativo, do tipo correlacional e comparativo, no qual colaboraram 118 estudantes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos e com frequência do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, de duas escolas públicas. Os dados foram coletados a partir de um protocolo online, constituído pelo Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r); e Questionário de Avaliação da Personalidade para Crianças e Adolescentes (QAP). Os principais resultados sugerem congruência com os estudos realizados anteriormente, onde (1) os adolescentes percecionam os estilos educativos parentais de forma diferenciada para o pai e para a mãe, sendo que (2) as mães são percebidas pelas raparigas com níveis mais elevados de clima positivo. Em termos do seu ajustamento psicológico, os estudantes revelaram que (3) é no 3.º ciclo que se percecionam níveis mais elevados de dependência, enquanto que (4) no ensino secundário se evidencia uma visão mais negativa do mundo, sendo ainda (5) as raparigas quem se percebe como mais dependente e com menor autoestima. Como principal conclusão (6) verificou-se existir uma correlação negativa significativa entre os estilos educativos parentais e o desajustamento psicológico nos adolescentes, constatando-se que a forma como é percecionado o funcionamento dos progenitores está de fato associado ao bem-estar do individuo.
ABSTRACT: The present research was developed through a dimensional approach, with the purpose of understanding what relationships are established between the parenting styles perceived by adolescents and their psychological adjustment, as well as analyzing how these constructs are characterized and differentiated through the effect of some variables. Regarding the methodology, this quantitative cross-sectional study was structured through correlational and comparative methods, with 118 students aged between 12 and 18 years old and attending the Middle School and High School, from two public schools. Data were collected from an online protocol, consisting of the Parenting Behavior Questionnaire revised (QEEP-r); and Personality Assessment Questionnaire for Children and Adolescents (QAP). The main results suggest congruence with previous studies, considering that (1) adolescents perceive parenting styles differently for fathers and mothers, and (2) mothers are perceived by girls with higher levels of positive climate. In terms of their psychological adjustment, the students revealed that (3) it’s in Midlle School that higher levels of dependence are perceived, while (4) in High School a more negative view of the world is evident, and that (5) girls perceive themselves as more dependent and with lower self-esteem. As a main conclusion (6) it was verified that there is a significant negative correlation between the parenting educational styles and psychological maladjustment in adolescents, confirming that the way in which the functioning of the parents is perceived is in fact associated with an individual well-being.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.

Keywords

Parentalidade Perceções dos Adolescentes Estilos Educativos Parentais Ajustamento Psicológico Parenting Adolescent’s perceptions Parenting educational styles Psychological adjustment

Pedagogical Context

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